O Santander inicia a nova fase da campanha “Comece Agora”, que marcou o reposicionamento global da marca.
Agora, o banco reforça a narrativa de que é preciso ter coragem para começar algo novo, apresentando a educação como porta de entrada para a prosperidade.
Os filmes da nova campanha são interconectados e mostram as histórias de três passageiros de um ônibus, cada um imerso em suas próprias preocupações, porém invejando a aparente tranquilidade do outro. O Santander reconhece que essas cobranças tornam mais difícil a tarefa de começar. Por isso, oferece uma conta digital e cartão gratuitos, além dos cursos de sua plataforma de capacitação, a Santander Open Academy – uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece mais de 1.000 trilhas de educação, conteúdos e bolsas, continuamente atualizados e 100% pagas pelo Banco, disponíveis para clientes e não-clientes.
“Partimos de pesquisas que mostram que a maioria dos brasileiros acredita na educação como meio de ascensão social e se interessa por cursos à distância”, explica Juliana Cury, CMO do Santander Brasil. “Ao aliar os benefícios financeiros a ferramentas de capacitação que são fluidas, digitais e engajadoras, acrescentamos mais uma camada de valor à proposta de Free. E mostramos que somos o banco que está realmente ao lado de quem quer alcançar seus objetivos e transformar sua realidade”.
Compromisso global
A nova etapa da campanha reforça o foco do Santander nos chamados 3Es: educação, empregabilidade e empreendedorismo. Um compromisso global iniciado há 27 anos, período em que o Banco investiu mais de 2,2 bilhões de euros na área, e que se somarão a outros 400 milhões de euros até 2026.
No Brasil, mais de 650 mil pessoas foram beneficiadas pelas bolsas e cursos gratuitos da Open Academy desde 2020, e o Santander também possui iniciativas como o Programa Avançar, que capacita empreendedores, e a Universia, que estimula a entrada de jovens no mercado de trabalho.
Entre os destaques da plataforma estão um curso de inglês desenvolvido junto com a Fluencypass; um programa de educação em inteligência artificial feito em parceria com o Google, com vagas ilimitadas; e 8 mil bolsas gratuitas para o programa Santander Gamer Pro, que fornece uma imersão nos jogos online Valorant, League of Legends e Fortnite, além de ensinar os alunos a fazer transmissões de partidas on-line (streaming). Todos os cursos serão anunciados nas mídias OOH (out-of-home) espalhadas pela cidade de São Paulo.
Produzida pelas agências BETC Havas e Streetwise, a campanha conversa com um público preocupado em acompanhar as mudanças em um mercado de trabalho cada vez mais disputado. E reconhece que essa autocobrança pode virar uma barreira para quem quer começar algo novo. As peças serão veiculadas a partir de 13/08 no intervalo do Jornal Nacional, na TV Globo, dentro das redes sociais do Banco e em mídia exterior (OOH).
“A campanha foi criada para mostrar que todos nós enfrentamos dúvidas e inseguranças que nos impedem de começar. O Santander Free convida as pessoas a se cobrarem um pouco menos, oferecendo soluções que tornam esses começos mais leves e descomplicados”, conclui a executiva.