A ideia agora é vender menos anúncios, mas cobrando preços muito mais elevados
A capacidade de aumentar os preços fez disparar a receita global do Facebook para US$ 3.85 billion no último trimestre. Nos últimos três meses de 2014, Facebook veiculou 65% menos anúncios do que no mesmo período do ano anterior. Mas o custo médio desses anúncios para os anunciantes cresceu 335%.
Enquanto o Google, Yahoo e muitas empresas de mídia digital estão tentando expandir anúncios para mais lugares para ganhar dinheiro, o Facebook tem ido por outro caminho. Apesar de uma quantidade aparentemente infinita de seu inventário, ele está tentando criar uma sensação de escassez em torno dos anúncios que vende.
Ao longo dos últimos dois anos Facebook cortou o número de anúncios exibidos em sua área de trabalho, onde as pessoas prestam menos atenção. Ao invés de colocar mais anúncios em notícias das pessoas – que é mais caro para os anunciantes e o único lugar onde o Facebook mostra anúncios no celular – a rede social vai cortar o número de anúncios de feed de notícias também. Apesar deste movimento, o Facebook conseguiu aumentar sua receita média por usuário.
A decisão do Facebook para não crescer seu faturamento com publicidade simplesmente exibindo mais anúncios “foi uma estratégia muito controversa internamente”, mas valeu a pena ao longo do último ano, disse Mark Zuckerberg durante divulgação dos resultados da empresa na última quarta-feira. Em vez de empurrar a quantidade de anúncios, ele disse que a empresa tem enfatizado a qualidade do conteúdo de seus anúncios.
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