Publicidade
Publicitário Washington Olivetto realiza palestra de abertura oficial do 19º Acaert Next
20 de Maio de 2024

Publicitário Washington Olivetto realiza palestra de abertura oficial do 19º Acaert Next

Esse é um dos mais importantes eventos do rádio e da TV brasileira

Publicidade

 

O AcontecendoAqui está acompanhando o 19º Congresso Brasileiro de Rádio e TV ACAERT Next, que teve início neste domingo, 19, no Centrosul, em Florianópolis, reunindo diversos profissionais do rádio e da TV do estado de Santa Catarina.

Publicidade

Durante a programação do primeiro dia, além da inauguração da Feira de Expositores, os painéis foram sobre as transformações da rádio. À noite, para a cerimônia de abertura, estiveram presentes o presidente da Acaert, Fabio Bigolin, o presidente da Acaert Next, Humberto Ohf de Andrade, o governador do estado, Jorginho Mello, entre outras autoridades.

Após as falas oficiais, que reforçaram a importância do apoio aos moradores do Rio Grande do Sul, que estão enfrentando dificuldades devido às enchentes que assolaram o estado, o premiado publicitário brasileiro, Washington Olivetto, fez a palestra de abertura oficial do Congresso.

 

 

Uma unanimidade entre os presentes na mesa da cerimônia de abertura, reforçada tanto por autoridades quanto pelo reconhecido profissional, foi a de que o rádio transcende os tempos e segue mais instantâneo, muitas vezes, que a própria Internet.

Logo no começo de sua fala, Washington compartilhou que três oportunidades que ele teve ainda quando jovem o ajudam em sua carreira:
– começar a ler aos cinco anos de idade, o que fez com que criasse um grande gosto pela leitura;
– entender a importância das vendas, e perceber que poderia colocar em prática – profissionalmente – a leitura e as vendas no mercado da publicidade;
– a rádio foi fundamental em sua criação e desenvolvimento pessoal e profissional.

Ainda de acordo com ele, não é por acaso que nos últimos três anos o rádio é o veículo de comunicação mais consumido em Londres, um dos endereços do profissional. Ele contou que para as histórias que construiu para a TV, usou muito a imaginação que o rádio trouxe para ele e reforçou, ainda, que esse veículo foi uma escola de ideias e de profissionais, tanto que grandes profissionais, atualmente, começaram no rádio.

Uma das dicas que Washington reforçou foi que as ideias simples – e com características sonoras impecáveis – são essenciais, quando se tem uma grande ideia. Entre um trabalho e outro, mundialmente reconhecido tendo conquistado mais de 50 leões de Cannes de ouro, prata e bronze, na categoria filme, Washington compartilhou conhecimento prático e aquele mais sensível, que precisa ser inerente ao profissional que trabalha com comunicação.

Construir marcas, vender produtos e entrar para a cultura popular do Brasil estão entre seus objetivos e, segundo ele, para isso, é preciso fazer o espectador virar mídia. Não à toa, alguns de seus trabalhos seguem na memória do público ainda hoje, como a série de propagandas para a Bom-Bril e a propaganda da Valisère que fez a frase “o primeiro a gente nunca esquece” entrar nas expressões que os brasileiros utilizam com frequência.

Washington afirma que a boa comunicação é generosa e a mídia brasileira também é. “Podemos perceber essa generosidade no movimento atual de ajuda aos atingidos pela enchente do Rio Grande do Sul, sem o apoio do rádio e da TV, essa ajuda não seria possível”, observa. Ele diz, ainda, que na comunicação, o fundamental é o conteúdo e que “é melhor ser coautor de algo brilhante, que ser autor solitário se uma coisa medíocre”.

A programação do Acaert Next segue nesta segunda-feira, 20, com palestras e feira de negócios ao longo do dia. No início da noite, o encerramento será com a cerimônia de entrega do Prêmio Microfone de Ouro.

 

 

Vídeo: Voa Filmes


Repórter: Letícia Bombo

Publicidade