22/01/08
Previsão é de inaugurar a nova loja até o mês de abril
O Castelinho Havan, na rua XV de Novembro, passará a abrigar, ainda neste semestre, a nova filial da rede de lojas de departamentos em Blumenau. Considerando o ritmo atual dos trabalhos, a previsão é de inaugurar a nova loja até o mês de abril. Cerca de 80 operários trabalham nas obras.
Na primeira fase dos trabalhos, iniciada em novembro, foram feitas demolições de estruturas internas e de um prédio sem valor histórico com fachada para a Avenida Beira Rio, além da recuperação dos telhados. Agora estão ocorrendo as adaptações de áreas internas, incluindo nivelamento de pisos, e as restaurações de fachadas, seguindo o projeto aprovado junto à Fundação Catarinense de Cultura e Secretaria do Planejamento do município.
A Havan recebeu da cidade de Michelstadt, na Alemanha, fotos da fachada do prédio da prefeitura, que inspirou a arquitetura do Castelinho. Com este acervo a empresa vai solicitar a um fornecedor local a reprodução de um relógio que será instalado na fachada. A partir de fevereiro a Havan deve iniciar as contratações de equipe para esta nova filial.
Investimento
A Havan deverá investir cerca de R$ 10 milhões na implantação da filial Castelinho, transformando os 3 mil metros quadrados da edificação de valor histórico em uma loja que se identificará com a cultura germânica e as tradições econômicas da cidade. A principal marca desde novo projeto da Havan é preservar e resgatar a memória de Blumenau.
O projeto de restauro do Castelinho, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e Patrimônio Histórico do Município, prevê a recuperação das fachadas do prédio, pelos lados da Rua XV de Novembro e Avenida Beira Rio. Pintura, substituição de esquadrias, melhorias nas marquises, iluminação e climatização estão previstos. Novas edificações, modernas e funcionais também ocorrem, nos fundos do prédio.
Castelo das Crianças
De acordo com o empresário Luciano Hang, diretor-proprietário da Havan um dos destaques da nova filial será o Castelo das Crianças, que ocupará o segundo e o terceiro pisos da parte histórica do prédio (Castelinho propriamente dito). Neste espaço de 600 metros quadrados será instalado o setor de brinquedos da Havan, um parque de diversões, uma área de lazer e um salão de festas infantis, tudo com decoração temática.
No segundo pavimento também deverão funcionar uma choperia e uma cafeteria, com vista para a Avenida Beira Rio. No pavimento térreo estarão os demais setores da loja e as áreas de estoque, com uma escada rolante para acesso aos demais pisos.
Com este projeto a Havan ajuda a preservar a memória de Blumenau. “A inauguração desta loja será um momento histórico, pois representará a continuidade da existência de um dos patrimônios mais importantes de Blumenau”, destaca Hang.