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Ações publicitárias online são consideradas imprescindíveis para vender mais no e-commerce, principalmente em datas sazonais relevantes para o varejo, como o Dia das Crianças e Black Friday. Porém, o excesso de propaganda pode prejudicar as empresas: 74% das desistências de compra no comércio eletrônico são causadas pela publicidade excessiva, de acordo com pesquisa da Accenture Brasil.
Apesar de a publicidade ser essencial para alcance de possíveis leads qualificados, é necessário cautela, planejamento estratégico e foco na personalização. Tudo isso para evitar que os consumidores fiquem “inundados” pelas opções de compra, como afirmaram se sentir 73% dos entrevistados no estudo da Accenture.
“É comum que as empresas, no anseio de alcançar os consumidores, acabem fazendo anúncios para abranger o maior número possível de pessoas e se esqueçam da importância da personalização. Mas não dá para mandar todos os anúncios para todo mundo, sem critério; acertar se trata de entender o seu público e realizar ações coerentes com cada perfil”, comenta Daniela Torres, sócia e CEO da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.
A especialista acredita que uma das alternativas para fugir dos anúncios em massa é usar ferramentas de Inteligência Artificial, que dão suporte no alcance dos consumidores. Com base na análise de dados, ela possibilita a criação de anúncios personalizados de acordo com as reais preferências do público.
“O uso de ferramentas de IA auxilia as empresas a identificarem o comportamento do usuário e, consequentemente, o que provoca mais interesse. Sabendo o perfil de consumidor, é possível segmentar melhor as divulgações, usando a linguagem e a plataforma de alcance adequadas, aumentando então as chances de acerto. Esses dados também podem servir como insumos para criar personas dentro do seu público-alvo, dando uma ideia ainda mais clara de quem é esse comprador ideal”, explica.
Em datas sazonais, a especialista acredita que ações estratégicas de remarketing e retargeting também são importantes para atingir potenciais consumidores. Essas estratégias se referem à busca por usuários que já interagiram com a loja no passado, o que costuma ser eficaz na conversão.
“Um bom exemplo é mostrar novamente ao cliente, por meio de um anúncio, um produto com o qual ele já interagiu. Se possível, até mesmo oferecendo um cupom de desconto para a compra naquela data específica. Nesse caso, a loja já sabe do interesse e pode aproveitar para oferecer outros itens na mesma temática”, continua Daniela. Ela ressalta, apenas, que se tenha atenção à segmentação, público e frequência dos anúncios para não esgotar os usuários.
Daniela também ressalta a atenção redobrada à experiência do cliente durante os períodos de alta demanda, já que 58% deles já deixaram de comprar após uma experiência negativa, de acordo com estudo ‘CX Trends 2024’.
“É possível que o anúncio personalizado seja um dos primeiros pontos de contato do consumidor com a marca, mas, para sustentar esse relacionamento e concluir uma venda, é fundamental fornecer uma experiência de compra sólida e ágil. Assim, é possível fidelizar e manter um vínculo duradouro para próximas ações”, finaliza.