A Nike retirou de seu site uma balaclava após críticas de internautas nas redes sociais. Os consumidores acusaram a marca de promover a ‘cultura de gangues’ e racismo, por utilizar um modelo negro na divulgação do produto. A touca, criada pelo designer Matthew Williams e chamada de MMW, é utilizada para manter a pessoa aquecida durante a prática de esportes de inverno.
Um dos problemas da imagem da campanha, de acordo com o B9, é que o modelo aparece com um tipo ede colete semelhante ao das forças especiais, o que leva o público a pensar que a campanha foi criada para quem busca umvisual inspirado em membros de gangues e não em esportes.
Segundo o site, a peça foi divulgada no site de Londres, cidade que tem um histórico de violência relacionado às gangues e, inclusive, com diversas iniciativas da polícia local para diminuir o problema ao longo dos anos.
Em comunicado, a Nike negou estar promovendo ou encorajando a cultura de gangues. “Esses produtos faziam parte de uma coleção mais ampla da Nike Training, baseada em modelos diferentes e disponíveis em vários mercados ao redor do mundo. Não estamos de forma alguma tolerando ou encorajando a séria questão da cultura criminosa e de gangues”, destacou.