Publicidade
Mercado publicitário brasileiro cresce 38,8% em 2021
22 de Março de 2022

Mercado publicitário brasileiro cresce 38,8% em 2021

Cenp-Meios entrevistou 298 agências para o relatório

Twitter Whatsapp Facebook

2021 foi o ano em que o mercado publicitário brasileiro começou a se reerguer dos impactos que a pandemia causou. É o que mostra o balanço feito pelo Cenp-Meios no período de janeiro a dezembro do ano passado.

A pesquisa contou com 298 agências de publicidade participando. As empresas reportaram que em 2021 os investimentos em mídia feitos pelos anunciantes chegaram a R$ 19,7 bilhões. Foi um crescimento de 38,8% quando comparado ao ano anterior, que registrou R$ 14,2 bilhões de faturamento em mídia.

Esse cenário mostra que o setor está conseguindo se recuperar e até superar os anos de pré-pandemia. Segundo aponta o portal Meio & Mensagem, em 2019, as 226 agências que fizeram parte do Cenp-Meios reportaram investimentos em compra de mídia de R$ 17,5 bilhões. Portanto, na comparação direta entre 2019 e 2021, o crescimento foi de 12,4%.

A forçada migração das empresas para o meio digital devido às restrições para conter a propagação do coronavírus fez os investimentos em Internet crescerem 74,2% de um ano para o outro.

Já a TV Aberta, que sempre manteve a liderança nos rankings de investimento em publicidade, continuou no primeiro lugar, registrando um crescimento de 21% em comparação a 2020, porém aparece com o menor share já registrado (45,5%). A expansão do faturamento só foi suficiente para aumentar o share da Internet e da TV Paga.

Confira:

 

Foto do topo de Andrea Piacquadio no Pexels 

Publicidade