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Masculidade tóxica e autocuidado em campanha da GUT para Dove Men+Care
07 de Julho de 2021

Masculidade tóxica e autocuidado em campanha da GUT para Dove Men+Care

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A GUT São Paulo assina a nova campanha de Dove Men+Care que pretende quebrar estereótipos tradicionais relacionados e impostos à masculinidade.  

O filme, com casting formado por homens reais, traz a mensagem de que autocuidado também “é coisa de homem”. Para isso, o vídeo expõe situações cotidianas que, geralemente, são retratadas com personagens femininas.

O que te faz mais ou menos homem?

Com esse questionamento, a partir da campanha, a marca propõe reflexões sobre autoestima e masculinidade tóxica, desconstruindo padrões. “Ainda existe uma grande barreira cultural, mas, sim, os homens brasileiros estão se interessando cada vez mais por cuidados pessoais. Queremos provocar essa reflexão para normalizar a relação entre cuidado e masculinidade por causa dos efeitos positivos que isso tem na saúde e bem estar dos homens e da sociedade como um todo”, explica Camila Garbin, gerente de Marketing de Dove Men+Care.

A ação ainda traz o mote “Se importe menos, se cuide mais” como parte da estratégia institucional da marca, que novamente se apropria do debate contra estereótipos. Para estimular a reflexão e mudanças dos padrões estruturais de comportamento da sociedade, a marca vai promover diversas frentes de comunicação e conteúdo simultâneas que visam inspirar homens a percorrerem uma jornada de percepção individual, que valoriza um olhar para eles mesmos e menos preocupação com a opinião dos outros.

Assista ao vídeo da ação:

 

O Comportamento masculino

Hoje, mais de 50% da população masculina prefere caçoar ou até mesmo não comentar quando os amigos mudam de aparência, segundo dados do Google Consumer Survey, de abril de 2018. Além disso, o estudo aponta que 49% deles só discutem cuidados pessoais e trocam dicas de produtos quando são questionados.

Esse é só o começo da história, já que os impactos desses padrões também se estendem à preocupação dos homens com questões de saúde. O estudo “Um novo olhar para a saúde do homem” *, aponta que quase 40% dos homens com até 39 anos só vão ao médico quando se sentem mal. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a proporção de mulheres que consultaram pelo menos um médico em 2019 era superior à dos homens (82% a 69%).

Esse é um dos fatores pelos quais em diversos países, inclusive no Brasil, a expectativa de vida dos homens é inferior à das mulheres em sete anos (IBGE 2020). Além disso, os homens foram responsáveis ​​por 76% dos suicídios no Brasil no ano passado, segundo relatório da OMS.

A relação dos homens com o autocuidado mais uma vez ficou evidente durante a pandemia, uma vez que eles são menos propensos ao uso de máscaras. A análise do UOL TAB de São Paulo mostrou o número de mulheres com proteção chega a ser até 20% maior do que o de homens. O resultado reforça um estudo da Middlesex University (Reino Unido) e do Mathematical Science Research Institute (Estados Unidos), que constatou que apenas 29% dos homens sempre usam máscara em público.

* realizado pela área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril e Instituto Lado a Lado pela Vida

Ficha Técnica

Agência: GUT São Paulo 

Anunciante: Unilever

Produto: Dove Men+Care

Título: Se importe Menos, Se cuide Mais.

Território: Brasil 

 

ECD: Bruno Brux 

Creative Directors: Linus Oura & Tiago Abreu

Creatives: Rafael Quintal, Rodrigo Sganzerla, Julia Mota & Paulo Damasceno

 

Managing Director: Valéria Barone

Group Account Director: Camila Prado

Account Manager: Marcela Jundurian

 

Head Of Strategy: Fernando Ribeiro

Strategy Director: Diana Lopes

Social Strategist: Douglas Coelho, Bárbara Reis

 

Head of Production: Mariane Goebel

Production Director: Julia Ramos

Producer: Renata Fabri

 

Produtora: Delicatessen

Direção: Lua Voigt

Asis. Direção: Juliana Antich & Pedro Galiza

DOP: Nixon Freire

Dir. Arte: Miwa Shimosakai 

Produção: Guilherme Valiengo, Grayce Felix, Felipe Cavassin e Ana Paula Bento

Line Producer: Ana Chrysostomo e Rafael de Paula

Produção Executiva: Tathiana Pires

Montagem: Nathalia Kamura

Cor: Psycho n’Look

Pós Produção: Space Gorilla

Finalizador: André Maluly 

 

Produtora de Áudio: Hefty

Produtor: Edu Luke, Otávio Cavalheiro, Tuco Barini, Celso Moretti e Rud Lisboa

Atendimento: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti

Coordenação: Cristiane Oliveira

 

Produtora de Música: Big Sync Music

Direção de produção de áudio: Alex Menck     

Atendimento: Alex Menc

Produção musical: Ghidrah

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