Publicidade
IEL/SC certifica refinarias da Petrobras com ?classe mundial?
16 de Dezembro de 2006

IEL/SC certifica refinarias da Petrobras com ?classe mundial?

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL/SC) concedeu distinção para as refinarias da Petrobras que atingiram níveis de competitividade comparáveis às melhores do mundo

16-12-06 – Uma avaliação comparativa conduzida pelo IEL/SC em 14 unidades da Petrobras em todo o País ??? 11 refinarias, duas fábricas de fertilizantes e uma fábrica de xisto ??? constatou que a Refinaria Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR), e a Refinaria do Planalto Paulista (Replan), em Paulínia (SP), atingiram o índice ???classe mundial???. Isso significa que essas unidades industriais, depois de avaliação em diversas áreas, atingiram pontuação semelhante àquelas consideradas referência no mundo inteiro.

Publicidade

A ferramenta que permitiu comparar o nível de competitividade das unidades da Petrobras em relação aos líderes mundiais do seu setor chama-se Benchmarking Industrial. Desenvolvida em parceria entre a IBM e a London Business School, é aplicada pioneiramente no Brasil pelo IEL/SC.

O processo de análise é realizado pela equipe de consultores da área de Instrumentos de Gestão da entidade. Eles levantam informações em áreas-chave da empresa, como qualidade total, organização e cultura, desenvolvimento de novos produtos, gestão da inovação, produção enxuta, logística, meio ambiente, saúde e segurança. Cada um desses itens recebe pontuação, que depois é comparada com as do banco de dados do IEL/SC, onde estão os índices alcançados em pesquisas semelhantes em diversos países.

Entre os benefícios que as empresas obtêm com a aplicação do Benchmarking Industrial estão a identificação de oportunidades de melhoria na empresa, o estímulo à integração entre as áreas da empresa e o fornecimento de subsídios para o estabelecimento de metas factíveis.

O IEL/SC já aplicou o Benchmarking Industrial em algumas das mais importantes empresas brasileiras. Além da Petrobras, fazem parte do grupo Tigre, Bunge, Marisol e O Boticário.

Publicidade
Publicidade