Publicitários, designers, jornalistas e profissionais que atuam na área da comunicação, participaram de um curso sobre Mídia Programática, organizado pelo Grupo UAU. O evento aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e contou com a presença de agências de Chapecó, Concórdia, Joaçaba, Pinhalzinho e Xanxerê.
O curso foi ministrado por Daniel Kaminitz, Head of Plataforma Sales da Oath Brasil que é um dos maiores players de tecnologia de mídia global.
Walter Hugo Bracht, CEO do Grupo UAU e membro do Núcleo Oeste das Agências de Propaganda, explica que este foi um evento inédito na região e teve o objetivo de proporcionar conhecimento aos profissionais da área. “A publicidade, o marketing e as estratégias estão em constante evolução. Nós precisamos conhecer e entender essas novas tendências do mercado. Trazer profissionais de renome e reunir as agências para compartilhar este conhecimento é um grande passo para melhorarmos cada vez mais o trabalho que é desenvolvido e a entrega para os nossos clientes”, explica o publicitário.
Lidiane Ster Todeschini atua com a Gestão de Interação no Grupo UAU e explica que o assunto ainda é recente e pouco usado na região, mas é preciso estar atento às novidades do mercado. “Do conhecimento compartilhado pelo Daniel Kaminitz, vejo que os conceitos relacionados à ferramenta podem ser adaptados a realidade local através da ferramenta que já dispomos. Apesar do mecanismo da mídia programática possuir um vocabulário próprio, esta é a forma que vai revolucionar a publicidade no mundo. O evento foi muito positivo, pois quem participou pode ter uma noção completa da ferramenta e de como funciona a automatização da compra de mídia”, enfatiza.
Mídia Programática e o Digital
O investimento em publicidade na internet está em constante crescimento, especialmente pelo avanço do inventário de vídeos disponíveis no online. Conforme Daniel Kaminitz, a publicidade ganhou força na internet e a expectativa é que em 2021, cerca de 82% do inventário publicitário da internet seja de vídeo.
Este é um bom cenário para o Digital, e a Mídia Programática tem papel pioneiro na capacidade de aperfeiçoar ou continuar uma história otimizando o orçamento do cliente. “Ela tem essa importância pois consegue agregar dados, filtrar dados, separar e classificá-los para então conseguirmos contar uma história para uma pessoa, sempre nos melhores momentos de mídia em que ela pode interagir com a marca”, destaca Kaminitz.
Segundo Daniel, a mídia programática está no epicentro da rentabilidade com o alcance e a frequência ponderados. “Com isso eu consigo performar muito mais para as marcas, ou seja, atrair novos consumidores, novos clientes. A mídia programática está aí para trazer assertividade altamente mensurável em termos de auditoria da entrega da mídia”,destaca.
Hoje o que existe de mais moderno em relação ao Digital é a mídia programática que usa a inteligência e a segmentação comportamental que faz muito mais sentido do que uma segmentação demográfica.