Publicidade
Facebook e Google escutam tudo o que falamos pelo telefone, garante empresa de marketing
04 de Setembro de 2024

Facebook e Google escutam tudo o que falamos pelo telefone, garante empresa de marketing

“Eles ouvem você pelo telefone”, referindo-se ao Facebook e Google é o que diz o relatório de uma empresa de marketing.

Esta confissão de que o Facebook e o Google escutam tudo que falamos pelo telefone pode causar grande espanto entre as pessoas. Mas quem nunca falou algo pelo telefone e, minutos depois, já estava recebendo um anúncio sobre aquele assunto, não é mesmo?

É exatamente isso que diz o relatório de uma empresa de marketing, segundo informações do site Semana.com. Além disso, ainda de acordo com a publicação, o Facebook e o Google reconheceram que privadamente ouvem “os microfones dos smartphones dos usuários e depois exibe anúncios com base nas informações coletadas”.

Publicidade

Segundo o relatório da empresa de marketing, o Cox Media Group, um conglomerado de notícias de rádio e televisão, também revelou que “seu software ‘Active Listening’ usa inteligência artificial para ‘capturar dados de intenção em tempo real ouvindo nossas conversas’.

Um dos objetivos do Facebook e do Google escutarem as conversas é para entregar anúncios

“Os anunciantes podem combinar esses dados de voz com dados comportamentais para alcançar os consumidores no mercado”, disse a apresentação da empresa, segundo informações obtidas pela 404 Media.

Ainda, segundo este relatório, Facebook, Google e Amazon são clientes do CMG, dando a entender que estas plataformas utilizam o software da empresa como forma de escutar o que falam para atrair usuários.

“A Meta não usa o microfone do seu telefone para anúncios e tornamos isso público há anos. “Estamos entrando em contato com o CMG para esclarecer que seu programa não é baseado em metadados”, publicou a empresa em um comunicado, segundo o DailyMail.

Já a Amazon respondeu para a 404 Media dizendo que “sua divisão de publicidade nunca trabalhou com a CMG neste programa e não tem planos de fazê-lo”. Porém, o porta-voz aproveitou para acrescentar que, se algum parceiro de negócio da empresa está violando as regras, medidas serão tomadas, incluindo, a quebra de relacionamento.

“Os anunciantes podem combinar esses dados de voz com dados comportamentais para alcançar os consumidores no mercado” usando IA, diz a apresentação, segundo com um slide obtido, com exclusividade, pela 404 News.

O Google também se manifestou sobre o assunto dizendo que “todos os anunciantes são obrigados a cumprir as leis e regulamentos aplicáveis, bem como as nossas políticas do Google Ads. Quando detectamos anúncios ou anunciantes que violam essas regras, agimos de acordo.” Aproveitaram para pontuar que o Cox Media Group não faz mais parte do Programa de Parcerias do Google.

A apresentação traz detalhes de como funciona as seis etapas do software de escuta ativa da CMG, que tem como objetivo coletar os dados de voz dos consumidores. Outro ponto é que a escuta pode acontecer em diversos dispositivos com smartphone, laptop ou até mesmo o assistente doméstico, como é o caso da Alexa.

Segundo o DailyMail o principal objetivo do Facebook e do Google é “direcionar as suas campanhas para consumidores no mercado, ou seja, pessoas que estão a considerar comprar um determinado produto ou serviço”.

Foto: Pexels

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade