A grande estreia da OpenAI no Super Bowl aconteceu no último domingo (9) com um spot de 60 segundos. O vídeo trouxe um posicionamento sobre o ChatGPT, que foi lançado em 2022, sendo “a próxima grande revolução tecnológica”.
Com o nome de “The Intelligence Age” (“A Era da Inteligência”, na tradução literal), o spot mostra um paralelo entre os maiores avanços que tivemos como, por exemplo, televisão, fogo avião e a IA conversacional da OpenAI.
“O anúncio foi ao ar no segundo quarto do jogo e mostrou as capacidades do ChatGPT em uma variedade de tarefas cotidianas, desde gerar ideias de negócios até resumir relatórios longos. Visualmente, a peça é apresentada em um estilo baseado no pontilhismo, onde pontos abstratos evoluem para se tornarem ícones representativos de grandes marcos tecnológicos. Com esta animação futurista, a OpenAI reforça sua identidade de marca”, explicou o Marketing Directo.
Mesmo falando sobre IA, o público acredita que o anúncio da OpenAI foi criado por humanos
Um ponto levantado pela maioria das pessoas, de acordo com informações da publicação, é que mesmo o spot focando na Inteligência Artificial, ele foi feito totalmente por humanos. “Segundo a OpenAI, seu modelo de geração de vídeo, Sora, desempenhou um papel bastante limitado no desenvolvimento da peça, sendo usado apenas na fase de pré-visualização para experimentação e brainstorming”, pontuou o Marketing Directo.
“Cada ideia, cada avanço, cada salto adiante — começa com um único ponto de partida. O que você criará em seguida?”, é o que diz a descrição do vídeo, que foi publicado no YouTube da OpenAI.
A Accenture Song foi uma das empresas responsáveis pela produção do anúncio exibido no Super Bowl. “Estamos no alvorecer da era da inteligência, e você pode se envolver hoje”, explicou a diretora de marketing da OpenAI, Kate Rouch, ao The Verge. “Esta é potencialmente a ferramenta mais poderosa que já criamos e está no seu bolso agora mesmo”, acrescentou ela.
What do you want to create next? pic.twitter.com/L3UZyXPeTC
— OpenAI (@OpenAI) February 10, 2025
A Inteligência Artificial dominou o Super Bowl, mesmo sem ter destaque total. Mesmo que as ” campanhas baseadas em IA tenham tido dificuldade para se conectar com o público, a abordagem não humana da OpenAI testará a disposição do público em adotar uma abordagem criativa centrada em IA”.
Foto: Pexels