No intervalo do jogo entre Criciúma e São Paulo, na noite de 26/10, no Estádio Heriberto Hülse, a torcida foi surpreendida por uma onda de lanternas verdes. Ao som da música “Paciência”, de Lenine, os torcedores foram inspirados a desacelerar e adotar uma atitude mais leve diante da vida.
A novidade marcou o lançamento da campanha ‘Calma’, desenvolvida pela Ápice 360º para a Unimed Criciúma. Antes de entrar no estádio, cada torcedor recebeu um adesivo para colar na lanterna do celular e, ao sinal, acendeu as lanternas no mesmo momento em que os refletores do estádio foram apagados. A ação criou um ambiente de pausa coletiva e reflexão em meio à emoção do jogo, transformando o estádio em um cenário iluminado e introspectivo.
Para Lucas Borges, diretor de conteúdo da Ápice 360º, a escolha do ambiente do estádio para uma das ativações foi estratégica. “O futebol é um momento de emoção intensa, por isso aproveitamos esse cenário para criar uma pausa, um momento para refletir sobre como podemos lidar melhor com a ansiedade, até mesmo dentro de um jogo. Essa campanha se conecta diretamente com a realidade das pessoas, seja na arquibancada ou no dia a dia”, explicou.
Além da ativação, a campanha teve sua primeira inserção no intervalo do Fantástico, e seguiu com uma estratégia abrangente em mídias on e off-line. A campanha Calma também utilizou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a música “Paciência” de Lenine, fortalecendo a conexão com o público e criando um ambiente acessível e inclusivo para a mensagem.
“Escolher a canção ‘Paciência’ e utilizar a língua de sinais foi uma maneira de garantir que todos pudessem se conectar com a mensagem de forma autêntica e acessível. Nossa meta era que essa campanha fosse mais do que um aviso; queríamos que ela fosse um abraço, um lembrete de que desacelerar também é cuidar da saúde”, ressaltou Paula Biff, diretora de atendimento da Ápice 360º.
Com uma abordagem sensível e inovadora, Calma propõe humanizar as relações e aliviar as cobranças diárias, incentivando as pessoas a tirarem um tempo para respirar e viver com mais leveza. “Queremos lembrar as pessoas de que nem tudo precisa ser imediato; a vida não é uma corrida, e urgência de verdade só existe em situações de vida ou morte. Estamos vivendo um ritmo que desgasta a saúde mental e física, e a campanha ‘Calma’ chega justamente para oferecer esse respiro tão necessário,” destacou Felipe Borges, diretor de planejamento da Ápice 360º.
Ficha Técnica
- Anunciante: Unimed Criciúma
- Aprovação: Leandro Avany Nunes, Mariane Carvalho Moro e Mirella Marangoni
- Campanha: Calma
- Agência: Ápice 360º
- Atendimento: Paula Biff
- Direção Geral: Lucas Borges, Felipe Borges e Paula Biff
- Direção de criação: Allison Pires
- Direção de arte: Milene Conci
- Redação: Fernando Cabral
- Mídia: Juliano Pagani
- Faturamento: Gabriele Albuquerque
- Produtora: Cuka Filmes
- Atendimento: Marta Koetz
- Direção de Cena: Cláudio Catota
- Direção de Fotografia: Rubens Angelotti
- Direção de Arte: Fabiana de Carvalho
- Assistente de Direção: André Mello
- Produção Executiva: Priscilla Moraes
- Operador de Câmera: Jorge Bauer
- 1º Assistente de Câmera: Eduardo Guerreiro
- 2º Assistente de Câmera: Giovani Silva
- Produção de Elenco: Parler
- Maquinaria: Rafael Miranda
- Elétrica: Alexandre Miranda
- Contra-regra: Oscar Einecke
- Assistente de Produção: Violeta Minni
- Styling: Eduarda Bilsland
- Beauty: Carolina Minni
- Catering: Paula Zippe
- Coordenação de Pós-Produção: Jéssica Pereira
- Montagem e Color: David de Lima
- Motion Design e Finalização: João Lucas da Silva
- Música: Paciência (Carlos E. C. de A. Falcão e Oswaldo Lenine M. Pimentel)
- Direitos Autorais Musicais: Universal Music Publ. MGB Brasil Ltda
- Produção de Áudio: Batuque Música