05-10-07 – Enquanto se prepara para sediar o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, Blumenau recebe um novo investimento alemão em um segmento ainda inédito no município. A indústria Altendorf, com matriz na cidade alemã de Minden, inaugura neste sábado, 5 de outubro, às 11 horas, na Itoupava Norte, uma nova unidade produtiva de serras esquartejadeiras, equipamento voltado à indústria moveleira. Com investimento inicial de R$ 1,5 milhão e parque fabril de 800 metros quadrados, a Altendorf do Brasil vai atender a todo o mercado nacional e também aos países da América Latina, até o México. A meta é produzir 150 equipamentos no primeiro ano.
A unidade blumenauense da Altendorf vai atuar na montagem de máquinas a partir de componentes fornecidos por fabricantes nacionais e também importados da própria matriz. Esta é a primeira indústria de equipamentos para a indústria moveleira que se instala no município e, segundo o responsável pelo investimento, o empresário Markus Ziel, demonstra o interesse da Alemanha na região. "Este investimento é importante neste momento em que a cidade prepara o Encontro Econômico Brasil-Alemanha. Mostra que a região é um dos focos principais dos investidores interessados no nosso País", destaca.
Inauguração
O presidente mundial da Altendorf, Wilfried Altendorf, e outros dois diretores da companhia estão em Santa Catarina para as solenidades de inauguração da nova filial. O principal evento será realizado neste sábado, 5 de outubro, às 11 horas, na sede da nova empresa, na rua Dois de Setembro, 3.715 – bairro Itoupava Norte. O prefeito João Paulo Kleinübing, o presidente da Associação Empresarial de Blumenau, Ricardo Stodieck e o cônsul honorário da Alemanha, Heins Dieter Didjurgeit confirmaram presença na solenidade oficial de inauguração da Altendorf. Na sexta-feira, 4 de outubro, à noite, os diretores promovem um evento exclusivo para os distribuidores da marca no Brasil e América Latina.