O Dia da Propaganda, celebrado no dia 4/12, homenageia a publicidade e os profissionais que transformam essa área em um meio de
comunicação e influência social.
Hoje em dia, o mercado está claramente abastecido de muitas boas ideias que fogem do tradicional e usam e abusam da criatividade, fator determinante hoje para uma propaganda efetiva e diferenciada. “Em tempos de mudanças rápidas e novas tendências, as campanhas criativas são de fato essenciais para a conexão autêntica entre marcas e consumidores”, fala José Augusto, vice-presidente da Calia Y2 Propaganda e Marketing.
Não é à toa que o mercado publicitário mostrou um surpreendente crescimento no primeiro trimestre de 2024, devido ao uso dessa alta criatividade. Os investimentos em mídia por meio de agências subiram 23,1% e o faturamento foi de R$4,5 bilhões, conforme dados divulgados pela Cenp-Meios.
“O Dia da Propaganda nos incentiva a estimular a criatividade para que as marcas continuem relevantes e capazes de criar campanhas que não só chamem a atenção, mas que deixem um impacto duradouro na vida das pessoas”, afirma José. Pensando nisso, o executivo dá dicas para estimular a criatividade, com o objetivo de gerar ideias originais e diferenciadas.
1- Incentive o pensamento livre e colaborativo
Um brainstorming poderoso enriquece o processo criativo. Ter pontos de vistas diferentes é muito importante nesse processo. Ou seja, juntar
designers, redatores, estrategistas, especialistas em dados e até membros de outras áreas para debater ideias e gerar uma diversidade de perspectivas vai ajudar na elaboração das principais estratégias.
2- Prototipe ideias e faça testes
A experimentação prévia é um ponto fundamental. Prototipar ideias e testar diferentes versões que permitam ajustes em tempo real é essencial para a dinâmica do negócio. “Isso vai garantir que a campanha se aproxime ao máximo do perfil e expectativas do público-alvo”, comenta Augusto. Pesquisa com consumidores também podem ajudar a medir o impacto da linguagem, estética e tom.
3 – Entenda o setor e esteja alinhado com os propósitos
“Claro que é crucial entendermos os valores e propósitos da marca, para que possamos transmitir isso de maneira autêntica nas campanhas, mas, é importante também buscar inspiração fora do setor ou até mesmo no comportamento das pessoas”, complementa o especialista. Para que exista uma conexão genuína com o público, a combinação de referências externas e do DNA da marca é um equilíbrio poderoso.
4- Use a tecnologia de forma estratégica
Ferramentas como inteligência artificial, realidade aumentada e big data são muito bem-vindas nas campanhas criativas, pois ajudam a expandir o alcance e a personalização, trazendo novas formas de interação e engajamento, que podem surpreender o público.
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