No início deste ano o Conselho Superior das Normas-Padrão passou a permitir que agências de publicidade não certificadas também participassem do CENP-Meios. Até o momento, o sistema que totaliza metadados referentes a compras de mídia já conta com quatro agências não certificadas em seu painel: Jussi, i-Cherry, Mirum e Blinks Essence – todas digitais.
De acordo com o presidente do CENP, Caio Barsotti, muitas agências, por diferentes motivos, preferem não se habilitar a obter a Certificação de Qualificação Técnica, “mas é importante que elas participem do CENP-Meios, ampliando assim ainda mais a representatividade das agências no investimento em mídia no mercado publicitário brasileiro”, destaca o executivo.
“A adesão destas agências é indispensável, pois elas hoje autorizam um volume bastante representativo da mídia digital do mercado. E não estamos falando aqui apenas de ter mais informação sobre participação de cada meio, mas sim de ter melhor visão sobre o investimento total que o mercado tem realizado”, completa a conselheira do CENP, Paula Puppi.
As agências não certificadas que desejarem integrar ao painel do CENP-Meios podem enviar seus dados através dos sistemas da AdSolutions, Microuniverso, Publi, VBS, iClips e Operand. Para isso, basta a assinatura de um termo de adesão, no qual há o compromisso de enviar os dados nos prazos combinados, atendendo também a algumas recomendações no preenchimento dos Pedidos de Inserção.
“Se a agência é usuária dos softwares homologados pelo CENP-Meios, a decisão de adesão é simples, sem qualquer necessidade de investimento ou custo”, diz Caio Barsotti. Caso a agência opere em um sistema não homologado, há possibilidade de homologação.
Para saber mais sobre o CENP-Meios, como é produzido e o seu significado para a atividade publicitária, assista ao vídeo: