Publicidade
Campanha une Gilberto Gil e Conservação Internacional na pauta climática
02 de Junho de 2025

Campanha une Gilberto Gil e Conservação Internacional na pauta climática

Filme-manifesto estreia como parte da mobilização brasileira para a COP30, com foco na regeneração do planeta

Publicidade

Com um chamado à consciência ambiental e ao protagonismo do Brasil no debate climático global, Gilberto Gil e a Conservação Internacional lançam a campanha “Conservar é a nossa arte”, desenvolvida pela agência Rastro.

A ação estreia com o filme-manifesto “Esse não é o fim”, que marca o início de uma mobilização nacional rumo à COP30, em 2025, em Belém (PA), e celebra os 35 anos da atuação da Conservação Internacional no Brasil.

Publicidade

Narrada pelo próprio Gilberto Gil, a peça audiovisual transforma sua última grande turnê, Tempo Rei, em palco para um alerta sobre o futuro do planeta. A mensagem central é clara: conservar a natureza é um ato de criação, transformação e permanência. Em vez de reforçar uma narrativa de colapso, a campanha aposta em uma abordagem regenerativa, positiva e poética — alinhada aos novos paradigmas da comunicação climática.

A campanha chega em um momento estratégico, com o país se preparando para sediar a COP30, e reforça a importância de uma visão interseccional entre cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. “A arte tem um papel fundamental na construção de imaginários de futuro. Ao unir a voz de Gilberto Gil à pauta climática, criamos um convite coletivo à ação, à regeneração e ao cuidado com o tempo que ainda temos”, explica Afonso Soares, diretor de criação da Rastro.

Gil, que é conselheiro da Conservação Internacional, tem uma longa trajetória de envolvimento com pautas ambientais e culturais. Foi vereador e autor da Comissão de Meio Ambiente em Salvador nos anos 80, ministro da Cultura entre 2003 e 2008 com foco na diversidade cultural, e mantém iniciativas como o Camarote Expresso 2222 com lixo zero, além de projetos com o Instituto Terra e a FAO.

O primeiro desdobramento da campanha foi apresentado durante o show de Gilberto Gil no Rio de Janeiro, em 31 de maio, na Marina da Glória. A partir daí, “Conservar é a nossa arte” se desdobrará em ativações em múltiplas plataformas até a COP30, posicionando a conservação ambiental como um valor essencial para o futuro do país e do planeta.

Confira o filme da campanha abaixo:

 

 

Entre em contato com o AcontecendoAqui se tiver interesse em divulgar seus trabalhos para a Comunidade AcontecendoAqui. Envie um e-mail para [email protected]

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade