Para a maioria das pessoas, a transformação digital — e, principalmente, como iniciar ou evoluir da forma correta nessa jornada — é marcada por muitas dúvidas e incertezas. Com o objetivo de “traduzir” esse tema complexo para o público, a Brivia lançou um podcast e convidou um comunicador com grande experiência em rádio e web para atuar na mediação. O jornalista Luciano Potter apresentará o Desbravadores, que será semanal.
Roberto Ribas, Chief Strategy Officer (CSO) da Brivia, também é âncora ao lado de Potter na programação, que terá convidados especiais. “O podcast tem a missão de levar a empreendedores, executivos, estudantes e profissionais o que significa, na prática, a transformação digital”, destaca. Ribas pontua que a novidade busca apoiar na evolução do mercado, demonstrando o potencial que a tecnologia e a cultura orientada por dados possuem.
“A cada semana, surgem uma nova buzzword, uma nova metodologia, uma nova ferramenta, o que deixa as pessoas confusas e desorientadas. Queremos, com o Desbravadores, trazer essa discussão de uma forma acessível e divertida, para que todos consigam materializar esses conceitos e se sintam empoderados para aplicá-los”, afirma o CSO. “Vamos desmistificar os impactos da transformação digital no universo do marketing e da operação como um todo”, complementa.
Da ignorância ao conhecimento
Foi com esse objetivo — de simplificar — que a Brivia chamou um dos principais comunicadores gaúchos para fazer parte do projeto. “A minha ignorância nesse tema é pungente e aparecerá em cada episódio, o que é muito bom. Vou aprender sobre assuntos que nada sei, junto com quem acompanha o programa. Isso faz parte de ser jornalista, mantendo a curiosidade bem viva”, diz Luciano Potter. No Grupo RBS, ele atualmente participa dos programas Timeline e Sala de Redação, na Rádio Gaúcha, e do Bola nas Costas, na Atlântida, além de ter atuado em outros podcasts — como Caixa Preta, Potter Entrevista, Moda Importa e Era Uma Vez no Oeste.
Potter defende que “qualquer assunto complicado merece ser falado para todos, ainda mais quando tem relação direta com a vida das pessoas”. E deixa claro que, apesar da complexidade, não abrirá mão da leveza pela qual é conhecido: “Gosto de programas leves, com pessoas que riem de si próprias. Quero que os episódios sejam informativos e bem-humorados”.
A estreia foi sobre “O que é a transformação digital sob a ótica do marketing”, com participação da Head of Strategy da Brivia, Paola Müller, ao lado dos dois integrantes fixos do Desbravadores: Luciano Potter e Roberto Ribas. Design de experiência, marketing digital, dados, inteligência artificial, jornada do consumidor e criatividade estão entre os próximos focos de discussão. O podcast é transmitido nos canais digitais da Brivia, incluindo YouTube e Spotify.