O desenvolvimento de um jogo de videogame é muito caro, não é mesmo? Mas fazer a promoção também não é barato. Atualmente, as campanhas publicitárias acontecem apenas com os grandes jogos. “Trailers de revelação, merchandising e pagamento de influenciadores têm um preço alto. À medida que o público se afasta da televisão e navega pela mídia em seu próprio ritmo, fica mais difícil atrair olhares para seu título”, pontuou o site The Gamer.
Porém, se a ação não corresponder aos que os fãs estão esperando, o trabalho pode levar a uma zoação que poderia levar alguns anos para ser superada.
Ação da Playstation 4 e do Resident Evil Village estão entre as melhores campanhas
O site The Gamer fez uma lista com as melhores campanhas de videogame dos últimos tempos. No último lugar, ficou a ação de lançamento do Earthbound, em 1995. Mesmo o jogo podendo apenas ser comercializado no Japão, a Nintendo apostou em um anúncio que tinha um humor mais grosseiro, “apresentando um adesivo de arranhar e cheirar que liberava um fedor horrível”.
Na outra posição, temos a ação de Resident Evil Village, em 2021. O jogo para PS5, PlayStation 4, Nintendo Switch, iOS, Microsoft Windows e Xbox, foi desenvolvido pela Capcom. “Desde o primeiro trailer, os fãs ficaram encantados com a alta e imponente Lady Dimitrescu, excluindo todo o resto. A Capcom obrigou, destacando-a fortemente no marketing: nos contando o tamanho do seu sapato nas redes sociais, criando estátuas em tamanho real e, em geral, sendo tarada no principal. Lady D não é a principal vilã de RE Village, mas certamente é o mascote”, explicou a publicação.
O vídeo com as instruções sobre o Playstation 4 faz parte da lista das melhores campanhas de videogame. No “formato de um tutorial de tecnologia, o vídeo instrucional tinha um único passo: compartilhar o jogo. Ele apresentava dois funcionários da Sony fazendo exatamente isso enquanto mal seguravam o riso. A Microsoft rapidamente reverteu suas políticas para o Xbox One, mas já era tarde demais”, pontuou a publicação.
No topo da lista está a ação do Sega Saturn, que foi considerado “um fracasso e culpado pelo fim do Dreamcast – simplesmente não havia boa vontade suficiente”, no Ocidente. Já, no Japão, o console foi muito bem, tudo devido ao grande marketing.
“Segata Sanshiro é o maior mascote publicitário da história dos videogames. Seus anúncios tinham um arco de história: inicialmente ele batia nas pessoas e as ordenava a jogar o Sega Saturn, mas logo se transformou em uma figura heroica com sua própria música tema. Perto do fim da vida do Saturn, ele saiu em uma explosão de glória ao resgatar funcionários da Sega de um ataque de míssil”, explica a publicação sobre a campanha.
Foto: Unsplash