Um anúncio online da Nike foi banido, segundo informações da CNN, por se tratar de um conteúdo “enganoso”. Isso mesmo. A marca anunciou um tênis por US$35, porém, não deixou explícito que o item é apenas para crianças, sem deixar claro que não tinha pares para adultos.
“A legenda do anúncio dizia: ‘Agora por apenas £ 26 na Nike!’ e ainda tinha emojis de cabeça explodindo e coração preto”, de acordo com a Advertising Standards Agency (ASA).
Ao clicar no anúncio online do tênis da Nike, publicado no X da varejista The Sole Supplier, os consumidores irão para o site da empresa que indicava “sapato para crianças mais velhas” com disponibilidade apenas nos 3 a 6 do Reino Unido (mais ou menos do 34 ao 37 no Brasil).
“Não havia nada no anúncio que indicasse aos consumidores que os tênis eram destinados a crianças mais velhas ou que estavam disponíveis em tamanhos adultos limitados”, falou a ASA, que ainda acrescentou que “o anúncio provavelmente seria enganoso por omissão”.
Nike não tinha a quantidade suficiente de produtos para adultos
“Os tamanhos do produto anunciado eram limitados a tal ponto que um número significativo de adultos não conseguiria comprar o tamanho desejado”, explicou a ASA, que determinou a retirada da campanha do ar.
Já a marca de calçados explicou que o anúncio foi criado pela The Sole Supplier, varejista de calçados, e que ela não teve nenhuma “contribuição ou supervisão”.
Segundo a CNN, a Nike também não concordou com a forma apresentada no anúncio, “argumentando que um consumidor razoável presumiria que há um número limitado de tamanhos para o produto, acrescentou o regulador”.
“A proibição faz parte de uma investigação mais ampla da ASA sobre práticas de publicidade potencialmente enganosas por meio da chamada ‘arquitetura de escolha online’ — ou seja, a maneira como as empresas projetam seus sites e páginas de mídia social para interagir com os consumidores”, explicou a publicação.
Fundada em 2013, a The Sole Supplier ainda é uma fonte de informações sobre os grandes lançamentos no segmento de calçados para o Reino Unido e para a Europa. “Cada item no site é escolhido a dedo com insights sobre legado, tendências da moda, público e considerações de herança. Ao trabalhar com mais de 50 varejistas diferentes online, fornecemos informações atualizadas sobre os lançamentos dos calçados mais cobiçados de todo o continente. A seção de datas de lançamento se tornou um destino essencial para a comunidade de tênis e streetwear, especialmente para aqueles que buscam se manter atualizados com as tendências”, diz o site da empresa.
A CNN até tentou contato com a Nike e com a The Sole Supplier, mas nenhuma das duas quiseram responder aos comentários da ASA.
Foto: Unsplash