44% dos profissionais pesquisados defendem a cobrança de um valor fixo por projeto
As taxas indexadas ao desempenho das estratégias já representam cerca de 2% do mercado global.
Metade dos profissionais de marketing consideram que as agências cobram pouco pelos serviços que desenvolvem, revela o estudo ‘Future of Strategy’, elaborado pelo World Advertising Research Center (WARC). Apesar de 41% das agências globais cobrarem valores definidos em função das horas de trabalho alocadas aos projetos, só 24% dos 1.148 estrategistas pesquisados é que consideram este modelo de cobrança o ideal.
De acordo com o estudo, 44% dos profissionais defendem a cobrança de um valor fixo por projeto, um modelo que já é adotado por 40% das agências. Apesar de ainda serem pouco comuns, as taxas indexadas ao desempenho das estratégias já representam cerca de 2% do mercado global. Este é, portanto, considerado o melhor modelo para 14% dos ouvidos pela pesquisa WARC.
A análise global revela ainda que mais de metade dos CMOs (59%) têm integrado a inteligência artificial (IA) nos processos criativos que desenvolvem no quotidiano, com 74% fazendo uso para procurar inspirações e para evitarem tarefas repetitivas.
“As limitações mais significativas à utilização da IA mantêm-se, em 2024, as mesmas de 2023, com os resultados distorcidos (71%), a falta de criatividade e de originalidade (63%) e as considerações éticas/legais (48%) são as mais apontadas”, refere o estudo, que avança ainda que 67% dos estrategas mundiais consideram que as organizações onde trabalham investem pouco na sua formação profissional.
Com dados do Warc e Meios e Publicidade