Publicidade
A mudança do McDonald’s quando o assunto é a abordagem nas suas campanhas publicitárias
15 de Março de 2024

A mudança do McDonald’s quando o assunto é a abordagem nas suas campanhas publicitárias

Durante muitos anos, a marca apostou na conquista da confiança de seus clientes. Porém, a mudança do McDonald's na estratégia de marketing tem apostado um pouco no humor para mostrar a qualidade de seus alimentos.

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A mudança do McDonald’s na construção das suas campanhas publicitárias faz a marca encontrar um jeito de ter insight na combinação do humor e da confiança.

“Sabemos que quanto mais os nossos clientes confiam em nós, maior a afinidade que têm conosco e mais gastam conosco”, comentou Francesca Springhall, gestora de insights do consumidor da McDonald’s, durante a conferência anual da Market Research Society, de acordo com a publicação.

Publicidade

Springhall ainda enfatizou que a qualidade dos alimentos da rede de fast food é um pilar importante para isso e, por esta razão, segundo a gestora, a “marca deve falar constantemente”.

“Geralmente, quando não falamos sobre qualidade dos alimentos, é quando vemos uma pequena queda na forma como os clientes percebem o quanto confiam no McDonald’s”, disse Francesca durante o evento.

A mudança do McDonald’s na forma de se comunicar com os clientes 

Depois que a marca fez a coleta de todos os dados e diferentes insights, a mudança do McDonald’s aconteceu com a ajuda da Leo Burnett, sua agência criativa, que precisou encontrar a forma correta de se comunicar com os consumidores.

“Tínhamos tantas informações e evidências de dados que o que realmente vejo como nosso papel é torná-los realmente simples e eficazes, para que a equipe possa simplesmente pegá-los e trabalhar com eles”, comentou Dinisha Cherodian, diretora de estratégia da agência de insights BAMM, ao Marketing Week.

As alterações nas regras podem causar um impacto apenas com o intuito de “transmitir mensagens de pesquisas”, disse Cherodian.

“Muita comunicação de confiança no passado foi bastante racional e baseada em fatos. Acho que percebemos que, para que as pessoas sejam receptivas a essas mensagens, é preciso torná-las divertidas”, falou Joe Beveridge, chefe de planejamento da agência criativa Leo Burnett.

Foi aí que a mudança do McDonald’s para um tom mais humorado aconteceu, já que a forma que os consumidores olhavam para a marca também mudou.

Normalmente, as ações do McDonald’s trazem um foco em enfatizar a qualidade de seus alimentos, incluindo, por exemplo, falas de agricultores responsáveis pelos produtos. A ação mais recente da empresa tem o nome de “Keep Up With The Times” (“Acompanhe os tempos”, na tradução literal), enfatiza a qualidade dos lanches.

“Nossa pesquisa mostrou que algumas pessoas ainda mantinham opiniões sobre a marca que formaram há cerca de 30 anos. ‘Keep Up With The Times’ é uma campanha divertida e impactante que usa a nostalgia para falar à nação sobre nossos compromissos de longa data com a qualidade dos alimentos, canalizando referências culturais dos anos 90 para ilustrar há quanto tempo o McDonald’s usa ingredientes de qualidade”, comentou Hannah Pain, Chefe de Marketing – Afinidade de Marca, Confiança e Família, no McDonald’s Reino Unido e Irlanda, segundo informações do Mobile Marketing.

O sucesso da mudança do McDonald’s é o resultado da estreita relação de colaboração entre a empresa e as suas agências tanto de pesquisa quanto de criação. “É muito McDonald’s ser colaborativo”, comentou Springhall ao Marketing Week.

Foto: Pixabay

Publicidade
Publicidade