A nova edição, em comemoração aos 45 anos da primeira Barbie negra, tem um lindo cabelo cacheado e uma pele maravilhosa.
Mesmo quando ainda a diversidade não era um tema tão discutido, em 1980, a Mattel anunciou a chegada da primeira Barbie negra.
Hoje, a boneca, que permitiu que milhões de meninas ao redor do mundo finalmente se sentissem representadas, comemora 45 anos. E, para comemorar este momento, a Mattel lançou uma nova edição da boneca.
Assim como a Barbie da primeira edição, a nova edição usa um lindo vestido vermelho.
Esta comemoração também é uma “homenagem àqueles que tornaram possível o surgimento da primeira Barbie negra em uma época em que a diversidade ainda era uma espécie de ilusão, ao mesmo tempo em que destaca seu colossal impacto cultural na indústria de brinquedos”, explicou o Marketing Directo.
A chegada da Barbie negra, há 45 anos, marcou história no segmento de brinquedos
“45 anos da Black Barbie ✨ Após representação anterior na linha Barbie com personagens como Christie, a designer de bonecas pioneira Kitty Black Perkins apresentou a primeira boneca Black Barbie em 1980, para que meninas como ela pudessem se ver centralizadas nos brinquedos com os quais brincam. Hoje, celebramos o aniversário da boneca passando a tradição para uma nova geração de meninas, com a Black Barbie reinventada para 2025. #Barbie #BlackHistoryMonth”, diz uma postagem realizada no Instagram da Barbie.
Kitty Black Perkins foi o responsável pelo primeiro “nascimento” da primeira Barbie Negra.
“Seu trabalho teve um impacto profundo na indústria de brinquedos, onde quebrou os padrões de beleza que antes eram dominantes neste setor e deu às meninas negras uma boneca na qual elas finalmente podiam se ver refletidas”, enfatizou a publicação.
Ver essa foto no Instagram
“45 anos quebrando barreiras e inspirando gerações! ✨ Estou muito orgulhosa de ver a Black Barbie continuar a evoluir e a empoderar meninas para que se vejam representadas. Um brinde a um futuro em que cada pequena possa se sentir vista e celebrada! 💖”, comentou uma usuária na postagem da Barbie no Instagram.
Vale lembrar que a Netflix publicou no seu catálogo um documentário produzido pela Shondaland sobre a Barbie Negra, que tem o nome de Black Barbie.
“Mais do que apenas uma boneca. Black Barbie celebra o impacto significativo que três mulheres negras da Mattel tiveram na evolução da marca Barbie como a conhecemos. Por meio das histórias carismáticas desses insiders, o documentário conta a história de como a primeira Black Barbie surgiu em 1980, examinando a importância da representação e como as bonecas podem ser cruciais para a formação da identidade e da imaginação”, é o que diz a explicação sobre documentário da Barbie Negra.
Foto: Unsplash