Uma das mais tradicionais empresas do ecossistema de tecnologia catarinense, a WK Sistemas, lançou sua nova estratégia para se posicionar no mercado, que conta com uma nova marca e nova interface de produto.
Para lançar as novidades, a empresa está investindo cerca de R$ 6 milhões, entre ações de marketing, tecnologia, no time de pessoas e em consultorias especializadas. Com os investimentos, a companhia projeta continuar e aumentar o crescimento dos últimos anos.
Em 2020, mesmo com toda a instabilidade econômica por conta da crise do Coronavírus, a empresa ultrapassou a meta de aumentar o faturamento anual em 12%, chegando aos 15% de crescimento. Este ano não está sendo diferente: até o final de outubro, a organização já havia ultrapassado a meta de aumentar 25% suas receitas, chegando a 36% de crescimento. Para 2022, as projeções preliminares também são otimistas, na casa dos 25%, baseadas em toda a nova – e mais agressiva – estratégia da empresa.
Rebranding e novo posicionamento
Uma das grandes mudanças é o lançamento da nova marca da empresa, que passa a se chamar apenas WK. A renovação da identidade visual, feita pela agência Aurora, foi desenhada pensando em unir a tradição e a modernização com a contemporaneidade e o olhar para o futuro da marca.
Marcio Tomelin, Diretor de Produto e Mercado da organização afirma que, “Nós temos uma longa história, de 37 anos, e essa é a nossa maior virada. Estamos passando por grandes mudanças, tanto em nível organizacional quanto no estratégico, e, para marcar essa nova fase, precisávamos fortalecer nossa marca e modernizar nossos produtos”, comenta. “Nós estamos resgatando e preservando toda a nossa expertise enquanto fortalecemos o que não era bem comunicado. Nosso posicionamento era mais tímido, mas agora queremos mostrar todo o potencial que temos. Na prática, vamos ser uma nova WK em todos os sentidos: produto renovado, pilares restabelecidos, nova marca e um posicionamento de mercado mais forte e ousado, destacando o que temos de melhor”, ressalta Tomelin.
Nova interface traz mais autonomia para os usuários
Outra novidade anunciada é a atualização para uma nova interface dos produtos e soluções da WK. O novo design foi atualizado com tecnologias de alta performance e algoritmos de mineração de dados, com direcionamento para as atividades rotineiras. Algumas das atualizações foram um mecanismo de busca, indicadores de performance e listas de tarefas e lembretes com notificações inteligentes organizadas em cards. Com isso, o usuário ganha mais tempo, agilidade e produtividade na execução de tarefas administrativas ou operacionais.
Investimentos em startups e gestão de risco são prioridades para o futuro
Uma das principais prioridades da empresa para o próximo ano será expandir o portfólio de APIs, trazendo novas parcerias que conectem a solução da WK com outras plataformas e empresas, principalmente no ramo financeiro. A empresa já tem contratos com diversos serviços, desde grandes bancos (como BTG e Banco do Brasil), até cooperativas e startups. As negociações com startups, inclusive, também vão ser priorizadas nos próximos anos.
“A crise pegou todos de surpresa e afetou o setor empresarial de diferentes formas. Nós queremos levar para o sistema algumas informações que deem alertas para o cliente sobre determinados pontos que merecem cuidado dentro da operação, mitigando alguns riscos. Queremos ajudar os negócios a estarem mais bem preparados em eventos extremos, como uma pandemia”, ressalta Tomelin.
No mercado, foco é a captação de novos clientes
Para 2022, as ações estratégicas estarão voltadas, paralelamente, ao fechamento de novos contratos e à retenção de usuários. Com os investimentos em marketing, que vão ser mais do que dobrados, e o reforço da marca no mercado, as expectativas são de elevar a carteira de clientes. Hoje, a WK já tem mais de 7 mil CNJPs com contratos ativos usando os produtos da empresa, como a Anistia Internacional, Cia do Terno, Indústria Dureino, Olimed, Instituto Baleia Jubarte, Hospital Santa Marcelina, entre outros.
Para alcançar as metas, a empresa pretende ainda lançar um novo modelo para os canais parceiros, que vai trazer ainda mais força para a marca.
Futuro dos ERPs
“Dentro do nosso ERP temos alguns recursos voltados à produtividade e colaboração. Não é exatamente o papel do sistema, mas nós entendemos que isso tem a ver com os processos que giram dentro dele. De maneira prática, nós temos mecanismos automáticos que vão lembrar ao usuário o que ele precisa fazer de uma maneira dinâmica e digital, assim como indicadores de operações que ele está envolvido. O sistema é gigante, por isso o cliente precisa alcançar as informações que precisa de forma fácil e ágil. Com a nova interface, nós vamos facilitar ainda mais esse processo. Somos uma empresa inquieta e idônea, movida por um propósito relevante: queremos desafiar alguns valores e crenças do mercado, liderando um movimento de mudança. A forma como fazemos isso é criando e fornecendo soluções, organizando processos e desenvolvendo softwares de fácil operação, capazes de serem integradas por diversos setores de uma empresa, como vendas, finanças, estoque e RH, e orientados a impulsionar diferentes tipos de negócios”, conclui.