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Startup Kevi apresenta estratégias para retenção de clientes em masterclass gratuita
18 de Julho de 2023

Startup Kevi apresenta estratégias para retenção de clientes em masterclass gratuita

Evento acontece nesta quarta-feira (19/07), via Google Meet.

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Startup Kevi

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Imagem: Mediamodifier

A startup catarinense Kevi promove nesta quarta-feira (19/07), a masterclass “Estratégias de retenção: Como decidir o que fazer para incentivar o cliente a seguir comprando”, a partir das 19h30, via Google Meet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site

A iniciativa será conduzida por Gabriel Felipe, founder e CEO da Kevi, reconhecida por desenvolver uma abrangente plataforma para retenção e reativação de clientes em negócios físicos e digitais. Gabriel é analista de dados e desenvolvedor full stack com mais de 12 anos de experiência na área. Atualmente também se dedica a estudar e criar novas análises de retenção de clientes para o varejo, avaliando dados reais de diferentes tipos de negócios transacionais.

Entre os assuntos a serem abordados na masterclass, Gabriel destaca motivações para consumidores seguirem comprando, diferenças entre cliente leal e recorrente, exemplos de retenção e a apresentação de uma ferramenta que identifica oportunidades para ações de retenção de clientes.

“A retenção é a capacidade de negócios manterem ativos os clientes que conquistam. Se todos os clientes que você traz para o seu negócio comprarem de você apenas uma vez, provavelmente, o negócio vai quebrar. Então você precisa mantê-los comprando mais vezes. Quanto mais tempo ficarem ativos e mais compras fizerem, melhor para a saúde do negócio, já que adquirir clientes novos costuma ser muito mais caro do que conservá-los, na maior parte dos negócios”, explica.

Segundo ele, a elaboração de um plano de retenção assertivo envolve um entendimento profundo do cliente. Essa compreensão pode ser obtida a partir de algumas perguntas. Entre os questionamentos, Gabriel destaca: O que motiva os clientes a comprarem de você? O que faz os clientes pararem de comprar? Quais são as oportunidades de contato com os clientes? Qual o tempo médio de compras dos clientes?


Dicas para aumentar a taxa de retenção de clientes:

1 – Colete dados dos seus clientes. Você precisa saber quem está comprando de você para medir a retenção;

2 – Entenda seu cliente, seus padrões de consumo, o que motiva ou não uma recompra. É preciso assimilar essas variáveis para incentivar o consumidor na hora certa. Se o seu cliente comprou, por exemplo, um suplemento que dura 30 dias, daqui a 25 dias você precisa lembrá-lo de adquirir um novo produto antes que acabe aquele que está sendo usado por ele. O lembrete serve para reforçar a marca e facilita a compra no momento em que o cliente está mais propenso a comprar.

3 – Converse com seus clientes. Separe parte do time e ligue para quem não compra faz muito tempo, investigue porque pararam de comprar. Ligue para os melhores clientes e pergunte porque eles escolhem você.

4 – Automatize processos. É impossível dar conta de lembrar das compras e datas de cada um dos clientes manualmente. Você precisa estabelecer uma rotina de checagem e comunicação com os clientes que os incentive nos momentos certos. Esses processos devem ser regulares e automatizados sempre que possível.

Pesquisa: A startup realiza a pesquisa online “Uma análise dos fatores de influência no comportamento de recompra em clientes do varejo”. O levantamento busca mapear os fatores que influenciam na decisão de voltar ou não a comprar em uma determinada empresa. Ao preencher o levantamento, os participantes concorrem a 20 prêmios de R$ 50, 10 de R$ 100 e um de R$ 1.000. Saiba mais aqui.

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