O SBT Santa Catarina e a Fundação Carlos Joffre realizaram na noite de ontem, dia 17, em Florianópolis, a última etapa do Fórum Santa Catarina, que contou com a palestra “Perspectivas da Economia Brasileira” ministrada pelo economista Gustavo Loyola.
O evento reuniu empresários, autoridades, formadores de opinião e estudantes, no auditório da FIESC. Além da palestra de Loyola, o evento contou com o painel “Compliance na Gestão Pública”, ministrado por Adriano Carlos Ribeiro, diretor de desenvolvimento do CRA-SC; e um painel sobre o cenário e as perspectivas para 2016, mediado pelo jornalista Cláudio Prisco Paraíso.
Marcelo Martins, apresentador do SBT Meio-Dia, iniciou o evento homenageando as instituições patrocinadoras e apoiadoras da sexta etapa do Fórum Santa Catarina: CRA-SC, FIESC, SICREDI, ALESC, SENAC, ACIF e FCDL. Em seguida, Adriano Carlos Ribeiro trouxe cases de empresas que são exemplos de compliance e explanou sobre a necessidade de se estabelecer e cumprir as normas legais, as políticas e as diretrizes estabelecidas para evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade nas instituições.
Carlos Amaral, vice-presidente de mercado do SBT SC/SCC, falou sobre o bom momento da emissora, que conquistou em 2015 a Tríplice Coroa com os Prêmio Colunista, Empresa Cidadã ADVB/SC e Top de Marketing ADVB/SC. Ele destacou que o SBT Santa Catarina decidiu “vender lenços” ao invés de chorar os prejuízos da crise.
Na sequência, Gustavo Loyola, ex-presidente do banco central e eleito economista do ano de 2014, trouxe as perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos e os desafios que devem ser enfrentados no período. Loyola descartou o impeachment da presidenta Dilma e afirmou que a economia deve recuperar o crescimento, mas sem resultados significativos até 2018. Ele também trouxe comparativos do Brasil em relação aos demais países da América Latina, que demonstram que os problemas financeiros do país decorrem das decisões erradas do Poder Executivo na condução da economia.
Por fim, o Fórum Santa Catarina recebeu um painel, mediado por Cláudio Prisco Paraíso, que contou com a presença de Tito Alfredo Schmitt, vice-presidente da Regional Sudeste da FIESC; Gelson Merísio, presidente da ALESC; Bruno Breithaupt, presidente da FECOMÉRCIO; e Gustavo Loyola. No debate, com participação do público, foram discutidas as perspectivas para a política e a economia brasileira e catarinense em 2016. Ao fim do debate, Loyola falou sobre os diferenciais da economia catarinense, que deve superar a volatilidade atual sem maiores prejuízos.
Entrevista exclusiva
A TV AcontecendoAqui realizou uma entrevista com o economista Gustavo Loyola, na tarde de ontem (17/11), pouco antes do Fórum. Alguns pontos apresentados em sua palestra foram abordados na entrevista, Assista aqui
