A cada dia as grandes marcas e empresas trabalham para buscar diferentes formas para proporcionar uma boa experiência do usuário na sua plataforma e, com isso, aumentar o número de vendas. Um ponto-chave, principalmente para os grandes e-commerce tem sido a aplicação do neuromarketing, que é, através de diversas técnicas, trabalha para influenciar na decisão de compra.
Segundo informações do Puro Marketing, “cerca de 25-30% das médias e grandes empresas de comércio eletrônico já começaram a integrar estas técnicas nas suas plataformas”.
A publicação cita que a Amazon, AliExpress, Shein, Temu, Walmart e outras, são as pioneiras quando o assunto é a implementação de neuromarketing. Estas empresas estão apostando no emocional, psicológico e em elementos visuais para chamar a atenção dos consumidores.
Como o neuromarketing impacta na conversão de vendas no e-commerce
Ainda de acordo com o Puro Marketing, o impacto da aplicação da estratégia de neuromarketing tem sido visível. A publicação traz que a estimativa de conversão no comércio eletrônico, quando aplicada esta técnica, pode aumentar em até 20%.
Quando falamos de alterações de elementos visuais, queremos dizer que o uso de cores pode mexer com o psicológico das pessoas, fazendo com que elas comprem mais. Além disso, um site com o visual bem planejado por ter um aumento de vendas de até 18%. Por esta razão, a Amazon, segundo o Puro Marketing, optou pelas cores amarela e vermelha em seus botões e call to action. Com isso, ela consegue trazer um senso de urgência e, consequentemente, atrair o desejo das pessoas de comprar aqueles itens.
Já se analisarmos o AliExpress, temos banners espalhados por toda a plataforma oferecendo promoções com tempo limitado e descontos especiais. Aqui, podemos dizer que ela está trabalhando com a oportunidade passageira. “Este tipo de estratégias não só procuram captar a atenção imediata, mas também mantém o interesse do utilizador ao longo da sua visita”, pontuou o Puro Marketing.
A cor vermelha, muito utilizada na Black Friday ou para ofertas especiais, consegue trazer para o cérebro das pessoas o sentimento de urgência. “Quando os consumidores veem a cor vermelha, o cérebro humano tende a agir rapidamente, o que pode criar uma sensação de urgência e impulsividade”, explicou a publicação.
Mas as táticas não param por aí! Entre outros métodos do neuromarketing aplicado pelos grandes comércios eletrônicos, temos o efeito âncora, que quando a base do preço original chega perto do valor do desconto. “Isto cria uma comparação na mente do consumidor, que percebe o preço com desconto como um negócio incrível, mesmo que o preço com desconto ainda seja relativamente elevado”.
Foto: Unsplash