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Coluna Guilherme da Luz | Como saber quais canais de marketing são os melhores para o seu negócio?
15 de Setembro de 2023

Coluna Guilherme da Luz | Como saber quais canais de marketing são os melhores para o seu negócio?

Fique por dentro das plataformas que vão unir o seu negócio ao potencial cliente

Por Guilherme da Luz 15 de Setembro de 2023 | Atualizado 15 de Setembro de 2023

A todo o instante, os clientes estão buscando por soluções, que podem ser na forma de serviços ou produtos. Por isso, a sua empresa deve conseguir disponibilizar os resultados ideais para cada procura. Uma dessas formas é por meio dos canais de marketing.

Esse é um dos recursos de marketing que tem a capacidade de impulsionar seu negócio, seja ele grande ou pequeno. Também pode ser feito de forma majoritariamente gratuita, com bons resultados orgânicos. Neste artigo, saiba quais são os melhores canais de marketing para seu negócio!

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O que são canais de marketing?

Os canais de marketing são plataformas capazes de garantir que seus produtos e/ou serviços sejam apresentados e levados até seus novos clientes. Isto é, são espaços ideais para divulgar seu negócio e se comunicar com seu público-alvo. Além da divulgação, também envolvem etapas de distribuição e disponibilização dos itens.

Quais são os melhores canais de marketing para o seu negócio?

De modo geral, existem diversas maneiras e possibilidades de desenvolver um plano estratégico para canais de marketing.

Uma dessas possibilidades está nos canais digitais. Com a força da internet, esses espaços se tornaram indispensáveis para ajudar nas estratégias de comunicação e no alcance de potenciais clientes.

Por isso, um dos melhores canais de marketing é associado às estratégias digitais de divulgação de produtos e/ou serviços. Esse também é um dos motivos por que vemos a crescente importância de possuir um persona digital atraente para sua empresa.

Foto: Freepik

Conheça 3 canais de marketing que podem impulsionar seu negócio

Para garantir que os canais de marketing sejam efetivos ao guiarem seu cliente até a compra do produto, é necessário um planejamento prévio das suas estratégias. A seguir, confira 3 canais de marketing essenciais para qualquer negócio:

1. SEO local

Como estratégia de marketing digital, o SEO local é fundamental para pequenos negócios.

Isto porque essa técnica utiliza a localização geográfica de uma empresa para potencializar seus possíveis resultados em pesquisas locais. Ou seja, se você possui uma sorveteria no seu bairro, essa será uma forma de ter seu negócio entre as principais soluções locais. Uma dica importante para o SEO local é também ter sua empresa listada em espaços como o

Google Meu Negócio para impulsionar sua classificação no Google. Em uma rápida pesquisa por cafeterias na sua região, um potencial cliente pode encontrar suas informações de contato nessa ferramenta. Por isso, ao investir em SEO local você está utilizando ferramentas de otimização gratuitas para impulsionar seu negócio. O bônus é também investir paralelamente na otimização dos canais de marketing.

2. Mídias sociais

As mídias sociais são um dos canais de marketing mais amados pelos usuários.

Dificilmente um cliente não pesquisou por comentários ou informações sobre um produto ou serviço nas redes sociais antes de efetuar a compra. Por exemplo, é muito comum conferir o perfil do Instagram de uma loja para ter certeza da sua confiabilidade.

Para seu negócio, essa é uma oportunidade indispensável de divulgar seus produtos e pode ser feito de forma orgânica ou paga. Algumas mídias sociais que você investir como canais digitais são:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Tik Tok;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Pinterest.

3. Mobile Marketing

O mobile marketing diz respeito às estratégias de marketing relacionadas ao uso de dispositivos móveis.
Para além de compras feitas por meio de sites, os usuários também utilizam seus smartphones para acessar Apps e plataformas.

Mas existem práticas de acesso que devem ser pensadas no uso de dispositivos móveis, que possam otimizar a experiência do usuário. Uma delas é desenvolver sites que sejam responsivos, ou seja, com boa adaptabilidade para diferentes telas.

O ideal é que seu cliente possa acessar sua plataforma pelo smartphone tão bem quanto pelo computador. Além de que, a grande maioria dos usuários realiza pesquisas pelo celular antes de realizar uma compra. Por isso, técnicas para dispositivos móveis vinculadas aos canais de marketing não devem ficar de fora do seu planejamento.

Foto: Freepik

Faça bom uso dos seus canais de marketing

Para que você obtenha bons resultados com canais de marketing no seu negócio, também é preciso muita organização e estudo.

Não deixe de sempre acompanhar as novas formas de melhorar a experiência do usuário para que seu serviço e/ou produto seja adquirido no final. Experimente na prática como essas técnicas podem mudar o alcance de sua marca para potenciais clientes.

Como utilizamos os canais de marketing para aumentar o tráfego orgânico nas páginas dos clientes

Como você viu, os canais de marketing contribuem muito para alcançar os potenciais clientes. Por meio de conteúdos certos, desenvolvidos conforme a sua persona, é possível gerar leads.

A nossa equipe realiza toda a análise estratégica para entender a persona e identificar as suas dores, conseguindo assim, elencar os principais canais para as ações de marketing digital. Apostamos sempre em responder as principais dúvidas do público-alvo de cada cliente por meio dos conteúdos.

Para você entender melhor, vamos usar como exemplo um portal com blog. No início, apostamos no desenvolvimento de conteúdos para blog, aplicando técnicas de SEO. E para atrair o público-alvo, a nossa equipe realiza uma análise para identificar o que os usuários buscam, conforme o perfil de cada marca que trabalhamos.

Por exemplo, para um dos portais que já trabalhamos, do nicho de seguro para viagem, criamos conteúdos que tiram as dúvidas sobre como escolher a melhor seguradora, entre outros temas. Além disso, apostamos em dicas, preço médio, passo a passo, rankings de seguradoras, entre outros.

Mas, para transformar os leitores em leads, trabalhamos com um CTA atraente. E para alcançar o público e atrair mais visitantes para a página, apostamos nas postagens em outros canais, com link que redireciona o usuário ao portal do cliente.

Para você entender melhor, veja o exemplo desse conteúdo:

Agora, veja como conseguimos atrair visitantes, usando outros canais de marketing com o Pinterest:

Ao ser atraído pela postagem, o usuário vai clicar no PIN e ser redirecionado ao blog. Nessa página, irá sanar as suas dúvidas, já que o conteúdo foi desenvolvido respondendo as dores do leitor.

Ao final, ele contará com um botão CTA, que foi criado para instigar a curiosidade do usuário em saber quanto custa o seguro viagem. Assim, caso se interesse pela proteção, poderá fazer a cotação on-line. Portanto, o conteúdo conseguiu cumprir a meta de transformar o leitor em lead e, possivelmente, esse lead em cliente.

Esse é apenas um exemplo que você pode usar para aumentar as suas vendas. Afinal, um conteúdo bem elaborado, que responde às dúvidas do leitor, com um CTA atrativo e estratégias de SEO, aumenta muito as chances de conversão.

Mas, fique atento ao escolher o canal utilizado. Afinal, é preciso estar onde o seu público-alvo está.

Então, pronto para aproveitar os canais de marketing para alavancar as suas vendas?

Foto de topo: Freepik

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