A catarinense Involves, especializada em gestão de trade marketing, passa a atender no país a operação da Kraft Heinz, multinacional norte-americana que é atualmente a quinta maior empresa de alimentos e bebidas do mundo.
O anúncio da parceria vem depois de a Involves reestruturar seu escritório físico no México e lançar no país o Roteirizador Inteligente, solução que usa inteligência artificial para automatizar a roteirização de equipes de trade marketing, e que já está em uso pelos clientes brasileiros da empresa desde o início de 2023. No início de junho, a Involves realizou também a primeira edição mexicana do Involves Experience, evento que já teve seis edições no Brasil.
Felipe Ribeiro, Country Manager da Involves no México comenta que, “A entrada da Kraft Heinz México é um marco muito significativo para os planos de internacionalização e operação da Involves no país. Isso demonstra a confiança que grandes empresas têm na tecnologia da Involves e fortalece nossa posição no mercado mexicano, destacando o compromisso em estarmos cada vez mais próximos dos nossos clientes locais, dedicando uma operação específica, levando em conta os desafios apresentados por um país como o México. Além disso, essa parceria pode abrir novas oportunidades e impulsionar ainda mais a adoção do Involves Stage na execução em loja local”.
O Involves Stage é a plataforma de inteligência e tecnologia para trade marketing desenvolvida pela Involves, e que já está em 25 países além do Brasil. A solução passou por adaptações para atender especificamente aos desafios encontrados no mercado mexicano, e também é personalizada de acordo com as necessidades dos clientes. “Para atender à Kraft Heinz México, estamos prevendo uma série de integrações que serão importantes no sentido de direcionar as ações da equipe de execução orientada aos dados de sellout”, Felipe explica. “O nosso modelo de negócios permite que a construção seja adequada a necessidades específicas. Queremos reinventar a maneira como nossos clientes se relacionam com dados – por isso é fundamental garantir que as ações sejam facilmente interpretáveis e que permitam reações efetivas e em tempo hábil”.
Inteligência artificial
Inicialmente, a Kraft Heinz mexicana vai passar a utilizar o Involves Stage e as funcionalidades de Reconhecimento por Imagem, Loja Perfeita, Data Analytics e Roteirizador Inteligente – o Roteirizador, por exemplo, usa inteligência artificial para automatizar a roteirização das equipes de promotores de vendas, permitindo reduzir em aproximadamente 40% a distância percorrida e em 33% o tempo de deslocamento. A solução cria rotas otimizadas para a equipe de campo, garantindo uma distribuição homogênea das visitas e promovendo mais eficiência.
“O Reconhecimento por Imagens automatiza a extração de indicadores chaves através de fotos, conectando com nossa solução de Loja Perfeita, que possibilita atribuir metas de execução para cada cluster de lojas, de forma que o time de campo possa consultá-las enquanto estão nas lojas e saber exatamente o que precisa ser feito para alcançá-las”, explica Felipe. “No Brasil a Kraft Heinz já conseguiu resultados impressionantes que demonstram a efetividade da metodologia de Loja Perfeita combinada com a nossa solução. A cada dois pontos de incremento na pontuação de loja, resultado do atingimento das metas de execução, aumenta-se 1% nas vendas. Na operação da Espanha o crescimento nas vendas foi superior a 30%. Esse número comprova a correlação direta que existe entre execução e vendas. Resultados como esses são esperados também da operação do México”.
“Para uma empresa que atua no segmento da Kraft Heinz, os dados precisam chegar com confiabilidade e velocidade”, destaca Rafael Silva Pires, Especialista em Trade Marketing da Involves. “A execução errada no ponto de venda impacta diretamente os números, porque o tipo de produto que a Kraft Heinz vende é para consumo quase imediato. Se você vai a uma loja comprar um computador e não encontra a marca que estava buscando, é muito provável que procure o mesmo computador em outra loja, ou espere alguns dias para comprar o modelo desejado. Agora, se você não encontrar uma determinada marca de maionese no supermercado, vai acabar simplesmente comprando outra”, ele exemplifica. “O fluxo de dados precisa ser muito ágil para que a execução perfeita seja garantida em todos os pontos de venda o tempo todo”.
“Nossa solução está sendo utilizada pela Kraft Heinz em quatro países de três continentes diferentes para alavancar as vendas em pontos de venda físicos através da metodologia de Loja Perfeita global desenvolvida pela Kraft Heinz”, diz Felipe Ribeiro. “A Involves possibilita que a tanto a tecnologia como a metodologia sejam padronizadas e desdobradas para todos os quatro mercados. Por termos atuação e clientes em 26 países conhecemos as diferenças de cada mercado e conseguimos contribuir com sugestões e boas práticas locais de execução in-store.”
Expansão no México
Sediada em Florianópolis (SC), a Involves está há 15 anos no mercado e já está presente, por meio da plataforma Involves Stage, em mais de 25 países além do Brasil: hoje, a receita internacional corresponde a 20% da receita total da empresa.
Na estratégia de internacionalização da scale-up, o México desempenha um papel central. “Reestruturamos nossa sede no México porque queremos fortalecer ainda mais a proximidade com nossos clientes no país e aprofundar a compreensão das dores dessas empresas”, afirma Pedro Galoppini, CPO da Involves. “Estando fisicamente mais próximos dos clientes, conseguimos visitar mais prospects e mergulhar na cultura e nas práticas do lugar. Passamos a de fato dedicar toda uma operação ao México, e não mais a olhar esse país dentro de um conjunto com vários outros.”
No início de junho, a Involves também realizou pela primeira vez no México o Involves Experience, um dos maiores eventos de trade marketing da América Latina, que já teve seis edições no Brasil. “O Involves Experience México é a materialização da nossa visão de liderança e inovação em trade marketing na América Latina”, diz Guilherme Coan, CRO da Involves. “Ao levar este evento para o México, estamos não só expandindo nossas fronteiras, mas também reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento e a integração do setor. Estamos criando um novo capítulo na história da Involves, um que será escrito junto com os líderes do trade marketing mexicano.”