A Coca-Cola Brasil lança nova campanha corporativa que celebra o poder das ações coletivas. “Unidos pelo País que Queremos” convoca a todos a deixarem suas diferenças culturais, de sonhos ou de crenças de lado, e criarem as conexões necessárias para que possamos colaborar para um desenvolvimento sustentável e comum a todos.
A campanha faz isso ao destacar as histórias inspiradoras de pessoas e organizações parceiras que, junto a Coca-Cola Brasil, fazem a diferença ao gerar impacto positivo no País, em especial voltadas para: empoderamento econômico de pequenos empreendedores, empregabilidade, reciclagem, acesso à água, agricultura sustável e segurança alimentar.
Exemplos dessas histórias são a Valcléia Solidade, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), líder defensora do desenvolvimento e da justiça social para as comunidades da Amazônia, com quem Coca-Cola Brasil atua para levar acesso à água segura a várias comunidades ribeirinhas; ou ainda Davi Hertz, da Gastromotiva, Chef e empreendedor social com quem a empresa trabalha em projetos de combate à fome; ou ainda a pernambucana Dona Carmem Virgínia, gastrônoma, pesquisadora, escritora, dona do Alta Cozinha Ancestral e parceria de Coca-Cola na formação de várias mulheres empreendedoras, participantes do programa Coca-Cola dá Um Gás nos seus negócios.
Desenvolvimento socioambiental
Gustavo Biscassi, Diretor Sênior de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade para Brasil e Cone Sul da The Coca-Cola Company afirma que, “‘Unidos Pelo País Que Queremos’ é uma campanha que reflete o nosso compromisso de parceria com o desenvolvimento socioambiental e econômico dos mercados em que operamos. É uma oportunidade imensa de reconhecer as pessoas que fazem isso para o Brasil no dia a dia e com quem temos a chance de poder colaborar e expandir trabalhos tão potentes para o coletivo”.
Além de celebrar a união das pessoas, reforça que, juntos, é possível potencializar ações de impacto positivo e convida brasileiros de todas as regiões e culturas a se unirem a este movimento coletivo.
“Temos orgulho de, em conjunto com nossos diversos aliados, intensificar ações que visam desde a capacitação de jovens para o mercado de trabalho, com Instituto Coca-Cola, passando pelo fomento de pequenos empreendedores com o ‘Coca-Cola dá um Gás’, o fortalecimento da economia circular com o programa Reciclar pelo Brasil, ao acesso à água segura com o Água + Acesso e segurança alimentar, em parceria com Gastromotiva e Ação da Cidadania. São iniciativas como essas que mostram como a união de esforços pode gerar mudanças positivas e duradouras, transformando a diversidade em uma vantagem para enfrentar os desafios ambientais e sociais e construir um futuro mais sustentável”, finaliza o executivo.
A campanha apresenta três filmes que abordam os pilares de reciclagem, empoderamento de microempreendedores e empregabilidade, além de peças que retratam esses brasileiros inspiradores e suas contribuições; e vai contar ainda com videocasts em que o público poderá acompanhar de perto algumas dessas histórias.
Conheça algumas das iniciativas:
Água + Acesso
Em parceria com organizações, a Companhia promove o acesso à água em comunidades rurais e de baixa renda por meio de sistemas sustentáveis de tratamento e distribuição de água, contribuindo para seu desenvolvimento econômico e social. Este projeto é representado por Valcléia Solidade, Superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), e Caetano Scannavino Filho, coordenador da ONG Projeto Saúde & Alegria (PSA).
Agricultura Sustentável: Olhos da Floresta e Aliados pelo Campo
O programa ‘Olhos da Floresta’ promove a rastreabilidade ética e sustentável do guaraná, utilizado em produtos da Coca-Cola Brasil. Em parceria com o Imaflora, apoia a agricultura familiar e a preservação da biodiversidade, ajudando a reduzir desigualdades. Já o projeto ‘Aliados do Campo’ faz a rastreabilidade sustentável da erva-mate, beneficiando os produtores locais. Nazide dos Santos, Presidente da associação Grupo Esperança Orgânica (GEO), e Leonel Prichoa, produtor de erva-mate, representam essas iniciativas.
Coca-Cola dá um gás no seu negócio
O programa é uma plataforma on-line de conhecimento sobre gestão e negócios, promovendo capacitação e oportunidades para empreendedores. Focado no crescimento econômico sustentável, possui também projetos que visam ao empoderamento feminino como
“Meu Negócio É Meu País” e “Empreenda como uma mulher”. Rita Maria, Presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (ABAM), Carmen Virginia, chef e proprietária do Altar Cozinha Ancestral, e Juliel Moura, ambulante, representam essa iniciativa.
Coletivo Jovem
O Coletivo Jovem é uma importante iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil que ajuda jovens vulneráveis a encontrar oportunidades no mercado de trabalho. A iniciativa é representada por Daiana da Silva, advogada do Instituto, além de Jacyan Jadson, ambos beneficiados pelo Instituto.
Segurança Alimentar: Cozinhas Solidárias Gastromotiva e Ação da Cidadania
A Coca-Cola Brasil colabora com a Gastromotiva e a Ação da Cidadania para promover capacitação e segurança alimentar em áreas vulneráveis. O programa ‘Cozinhas Solidárias,’ liderado por David Hertz, capacita cozinheiros e distribui refeições, enquanto o projeto ‘Mais Por Nós,’ coordenado por Hellen Freitas, amplia o impacto da Ação da Cidadania com a rede de comitês. Ambos representam este pilar de atuação.
ANCAT & Reciclar pelo Brasil
A Coca-Cola Brasil, em parceria com a ANCAT, promove o fortalecimento da economia circular por meio do programa “Reciclar pelo Brasil,” a maior plataforma de reciclagem inclusiva do país. O projeto é representado por Roberto Rocha, Presidente da ANCAT, e Aline Sousa, Diretora-Presidente da CENTCOOP, cuja cooperativa também integra a plataforma.
Criativo da campanha
Com conceito criativo criado pela Edelman para LATAM, a campanha “Unidos pelo país que queremos” é resultado de uma adaptação local assinada pela agência Banana, com produção da Kombat Films.
Sobre o processo de criação, Sergio Sanchez, VP de Estratégia da Edelman, afirma: “a parceria com a Coca-Cola inspirou a criação da campanha. Como consultoria estratégica de comunicação corporativa da Coca-Cola Company há quase três anos, acompanhamos de perto seu compromisso em Fazer a Diferença. Esse histórico contribui com o insight de explorar o poder da união e do impacto coletivo. O objetivo foi contar histórias autênticas que mostrem como a companhia contribui para construir um futuro melhor, destacando a união por um propósito comum para inspirar mudanças positivas e duradouras”.
“Os filmes mostram seis universos pessoais em três histórias, cada uma focada em uma dupla de personagens com vocações, visões e estilos de vida diferentes, vivendo momentos cruciais dentro dos projetos. Apesar das diferenças, todos compartilham o mesmo propósito. Pessoas reais dos projetos Coca-Cola participaram dos filmes, trazendo mais significado às peças. Os filmes se conectam e se complementam em vídeos menores”, conta André Aires, Head de Criação da BananaBR.
A campanha terá uma plataforma exclusiva sobre os projetos incentivados pela companhia e será veiculada em mídias digitais, OOH, além dos canais digitais da Coca-Cola Brasil.
Ficha técnica:
ANUNCIANTE: Coca-Cola Brasil
CONCEITO CAMPANHA: Edelman
CHIEF STRATEGY OFFICER: Sergio Sanchez
DIRETOR DE ESTRATÉGIA: David Duarte e Patricio Benavidez
DIRETOR DE CRIAÇÃO: Pablo Ferrari
DIRETOR DE REDAÇÃO E ARTE: David Mejia e Juan Monroy
AGÊNCIA: BananaBr
CAMPANHA: Coca-Cola Brasil – Unidos pelo país que queremos
LANÇAMENTO: Agosto/2024
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO, PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA: André Aires e Rafael Silva
DIRETOR DE ARTE: Leandro Paradiso
ATENDIMENTO: Tathiana Rapuano
PRODUTORA DO VÍDEO: Kombat Films
DIREÇÃO: Gabriel Mattar
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Thiago Galdino
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: Breno Moreira
DIRETOR DE ARTE: Vinicius Mesquita Arruda Câmara
APROVAÇÃO CLIENTE: Thais Moraes
GERENTE DE PROJETO: Renata Liceras Lima
MIDIA: WPP OPEN X
Poliana Tonelli, Lucas Almeida, Julia Nassif e Duda Cruz
APROVAÇÃO CLIENTE: João Roberto Bastos