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A mudança da Inteligência Artificial nas relações públicas e no marketing
11 de Julho de 2023

A mudança da Inteligência Artificial nas relações públicas e no marketing

Os profissionais de marketing estão cada vez mais preocupados se podem ser trocados por robôs com o avanço da IA no setor

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Claro que a chegada da IA nas agências de publicidade fizeram com que muitas pessoas que atuam neste segmento começassem a repensar algumas formas de trabalho, principalmente, quando o assunto é a criatividade.

Por isso, falaremos neste texto sobre algumas formas que a Inteligência Artificial está modificando o setor de marketing e relações públicas trazendo novidades boas e, claro, algumas dúvidas.

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Conheça algumas vantagens da IA no marketing e nas relações públicas

A facilidade que a Inteligência Artificial pode trazer para o dia a dia de uma empresa pode “assustar” os profissionais que trabalham naquele ambiente. Mas, você tem visibilidade de como pode utilizar esta tecnologia? Confira a lista abaixo:

1 –Automatização do conteúdo
Isso mesmo! Se, por algum motivo, não conseguir criar um conteúdo e ainda o prazo estiver bem apertado, poderá solicitar que o serviço seja executado através da IA. Só tem um detalhe importante: pode ser que não fique exatamente como você imaginou, já que todo o processo é feito por robôs.

A tecnologia pode produzir, por exemplo, postagens para as redes sociais da agência ilustrando os clientes que fazem parte do portfólio ou até mesmo produzir textos que serão publicados em um blog.

Porém, se uma agência de marketing automatizar a produção do seu conteúdo terá que ter um olhar humano para dar continuidade ao processo, como fazer a edição, interpretação e adaptação do que foi produzido pela IA.


2 –Ser utilizada para início da criação

A Inteligência Artificial pode ser facilmente utilizada como inspiração no começo do processo criativo. Se estiver com dúvida por onde iniciar a criatividade da demanda, a IA poderá fazer o desbloqueio das ideias.

Afinal, é lá que estão inspirações de toda a internet, mas para chegar ao objetivo é necessário saber utilizar a IA da maneira correta e não buscar palavra por palavra.

No começo deste ano, o US Copyright Office fez uma publicação com detalhes para que as pessoas tomem cuidado em oferecer um conteúdo feito apenas com a IA. Porém, os robôs podem ser ótimos companheiros para “trocas” de ideias.

 

3 –Realização das análises de dados
Muitos profissionais de marketing, por exemplo, não possuem muitas aptidões quando falamos sobre números. E é aí que a IA pode auxiliar, já que é uma boa ferramenta para descoberta de tendências analisando dados de consumo de uma forma que, algumas vezes, pode passar sem dar tanta ênfase aos olhares humanos.

4 –Auxiliar na comunicação de relação pública
A principal função da relação pública é fazer uma boa conexão com as empresas de mídia, não é mesmo? Por isso, o começo, muitas vezes, acontece com encontros, almoços, bate-papos e outros meios. Afinal de contas, é preciso ter bons contatos para conseguir ótimas pautas para os seus clientes.

A IA pode auxiliar no momento da criação dos releases, comunicados de imprensa com detalhes do cliente, que precisam ser enviados para todos os meios de comunicação.

Mas quando olhamos para a notícia feita em uma redação, a IA ainda é insuficiente, já que não tem habilidade para distinguir quais são os pontos essenciais daquele conteúdo.

Já antiga para repórteres, a tecnologia poderá ser utilizada para fazer alguns parágrafos da história, por exemplo.

Com toda esta evolução, a IA proporciona mais agilidade nos segmentos de marketing e relações públicas.

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