No mesmo momento que vemos a evolução do marketing de influenciadores, também estamos observando que todas as ações realizadas têm um impacto na sociedade. Com isso, a preocupação social, ética e valores sempre presente quando os profissionais de marketing não pensam em uma campanha nas redes sociais, plataforma onde o marketing de influenciadores tem bastante engajamento.
Podemos dizer que quando juntamos uma marca que tem responsabilidade com o influenciador correto somados a uma boa estratégia, o poder de impulsionamento desta campanha vai além do foi mensurado.
Os pontos sociais como, por exemplo, educação, saúde (destacando a saúde mental), sustentabilidade e questões sociais é uma forma de fazer o marketing de influenciadores conscientes.
Segundo o site El Publicista, algumas pesquisas indicam que 73% dos clientes pensam no valor da marca atrelando um dos pontos que citamos acima como um dos fatores decisores de compra. Deixando claro, que o posicionamento das empresas quando o assunto é responsabilidade pode ter um impacto bom e com maiores chances de fidelizar consumidores.
Consumidores esperam um marketing de influenciadores conscientes
Segundo um estudo da Nielsen, 81% dos clientes acreditam que as marcas precisam se envolver em causas que auxiliam o meio ambiente, trazendo a importância de se preocupar com a sustentabilidade.
Marisa Oliver, CEO e fundadora da agência de marketing de influenciadores Hamelin Agency, falou à publicação sobre o fato de que “o consumo consciente não é um modismo. É uma necessidade social e envolve todos os agentes ativos do nosso sector, a começar pelas marcas que têm de verificar se os seus produtos ou serviços são socialmente responsáveis antes de os lançarem no mercado”.
Outro relatório, agora, da Kantar Sustainability BrandZ, concluiu que as empresas mais sustentáveis elevaram o seu valor em mais de 31% em 2022, número maior do que as 100 empresas que têm mais valor no mundo.
A forma como o consumidor irá se comportar depende também de como ele é influenciado nas redes sociais e é aí, mais uma vez, que as marcas devem pensar em executar um marketing de influenciadores cada vez mais consciente.
Por este motivo, a empresa que quer engajar em um determinado assunto, principalmente social, deve pensar em influenciadores que “abraçam” a causa. Afinal de contas, a mensagem precisa de credibilidade, não é mesmo? Só a quantidade de seguidores não significa ter um bom engajamento.
“Marcas e influenciadores devem escolher cuidadosamente os temas que desejam promover e relacioná-los com seu público-alvo de maneira sincera e transparente. Ao fazer isso, constrói-se uma conexão mais profunda e significativa que transcende a mera promoção do produto”, completou a CEO da Hamelin Agency.
O marketing de influenciadores é uma evolução boa que o mundo digital proporciona aos consumidores, porém, deve ser aproveitado da maneira correta para trazer o impacto que tem significado para a sociedade.
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