Antes de lançar oficialmente e iniciar as obras de seu próximo empreendimento, a incorporadora catarinense ZAH já percebeu a aceitação de investidores para o Tenet, seu novo condomínio vertical, que marca uma era de novidades no disputado mercado imobiliário de Santa Catarina.
As duas primeiras torres do residencial já possuem 90% das unidades reservadas. Isso prevê um grande sucesso de vendas.
Inspirado no Inhotim, o projeto é pioneiro na região e entrega à cidade o início da construção de um novo distrito, com parque linear aberto ao público, arquitetura de vanguarda, espaços que promovem conexão com a natureza e serviços de qualidade que garantem conforto e conveniência.
“A recepção do mercado para o Tenet é uma realização para nós, porque confirma que há uma demanda reprimida por projetos inovadores que levam em consideração as tendências de comportamento dos consumidores. As pessoas querem conveniência, beleza e conforto, mas também querem uma vida preenchida com arte e conexão com a natureza, além da sua consciência tranquila em relação aos impactos de seus investimentos em suas comunidades e no mundo como um todo”, diz Fernando Corrêa, sócio e Diretor Comercial da ZAH Empreendimentos. “Estamos em um mercado extremamente competitivo e por isso ficamos especialmente felizes em ver que nossa aposta de diferenciação foi certeira, nos colocando em posição de destaque na região”, comemora. O mercado imobiliário catarinense de alto padrão foi um dos assuntos da publicação anual “Bilionários”, da Forbes Brasil. A edição deste ano, publicada em agosto, aponta que o estado conta com quatro cidades no top 5 do metro quadrado mais caro do Brasil e a região litorânea do estado como uma das mais valorizadas do país, impulsionada por empreendimentos de alto potencial de rentabilidade.
O Tenet vai além de moradias: idealizado como um ecossistema vivo, o empreendimento será construído anexo à CAZAH, centro cultural e gastronômico da ZAH em Itapema, em meio a um parque aberto ao público, com instalações de arte em meio à natureza, boulevard gastronômico, mais de 5.000 m2 de área de lazer com espaços biofílicos privativos, 12.000 m2 de área verde, localizado a três minutos da BR-101 e 10 minutos da Praia Central. “Um lugar completamente diferente de tudo que existe na região. Um verdadeiro tributo ao bem-estar e ao bem morar”, finaliza Fernando.
Potencial construtivo versus potencial de bem-estar
Para a diretoria da ZAH, o Tenet é a maior representação dos valores e propósitos da incorporadora. Isto, porque o projeto segue à risca as diretrizes da marca para a construção de um empreendimento baseado em três pilares fundamentais: arte, bem-estar e sustentabilidade. Para começar, os diretores decidiram não utilizar todo o potencial construtivo do terreno, para entregar uma experiência de vida em completa harmonia com a natureza e a arquitetura contemporânea.
Cada detalhe foi cuidadosamente selecionado para assegurar uma integração perfeita entre arquitetura e paisagismo, oferecendo um estilo de vida que celebra a beleza natural, ao unir os talentos de dois renomados arquitetos brasileiros: Greg Bousquet, da Architects Office, assinando o projeto dos edifícios e Alex Hanazaki o paisagismo. O resultado é um ambiente onde tudo se mescla em perfeita sintonia, com formas, cores e texturas que proporcionam uma sensação de bem-estar e conexão com o ambiente ao redor.
Visando dar vida a este espaço de inspiração e conexão, onde a arte convida a celebrar novas formas de viver, os artistas Gui Calil e Gustavo Jauge foram convidados a criar obras para adornar espaços de lazer e convivência, transformando o condomínio em uma grande galeria de arte.
Ricardo Zanella, fundador e Diretor de Conceito da ZAH, conta que “o Tenet é um símbolo que marca o começo de uma nova era que reflete a visão da empresa. A era de reintegrar o ser humano com a natureza e construir com consciência, pensando nas futuras gerações e respeitando a natureza”. Para isso, o empreendimento será construído com sustentabilidade do começo ao fim, com tecnologia de ponta aplicada para otimizar as relações humanas com a natureza, utilizando os recursos naturais com o máximo de eficiência.
Para reduzir resíduos e amenizar os impactos, a construtora adotou algumas práticas: obra seca, um tipo de construção que dispensa o uso de água na composição estrutural, o que permite uma economia significativa desse recurso; ventilação cruzada, que reduz o consumo de energia elétrica, uma vez que minimiza o uso de ar-condicionado; janelas amplas, que potencializam a entrada de luz natural, também impactando diretamente na economia de energia; equipamentos que reduzem o consumo de água; substituição da vegetação exótica existente atualmente no terreno por vegetação nativa da Mata Atlântica; tudo isso em uma construção alinhada com o programa Lixo Zero.
O Tenet tem mais de 5.000 m2 de área de lazer com espaços biofílicos privativos, 12.000 m2 de área verde, localizado a três minutos da BR-101 e 10 minutos da Praia Central.