Publicidade
Únilos adere ao Pacto Global da ONU e reforça compromisso com a sustentabilidade
01 de Março de 2023

Únilos adere ao Pacto Global da ONU e reforça compromisso com a sustentabilidade

Cooperativa quer suas ações mais integradas à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Social da Agenda 2030

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A Únilos Cooperativa de Crédito anuncia adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e reafirma seu compromisso com as causas sociais e ambientais em sua área de atuação, na região da Grande Florianópolis.

Com a iniciativa, a instituição propõe alinhar suas estratégias e operações aos 10 princípios universais do Pacto, os quais envolvem as áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Dessa forma, desenvolvendo ações mais efetivas em torno da promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Social que compõem a Agenda 2030 da ONU.

Publicidade

A diretora executiva da Únilos, Delbora Machado, ressalta que a participação ativa no desenvolvimento social e ambiental da sociedade é um dos princípios que regem o sistema cooperativista. Por conta disso, explica que foi natural o envolvimento da instituição com as diretrizes da ONU, bem como o alinhamento de suas atividades aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030. A diretora revela que a recente adesão ao Pacto Global busca reforçar a presença dos ODS nas ações e ampliar ainda mais o papel da cooperativa no contexto social ao qual está inserida.

“A convergência de valores e princípios éticos que nos são fundamentais, enquanto cooperativa, faz com que a promoção dos objetivos da Agenda 2030 da ONU também seja nossa responsabilidade. Queremos reforçar esses princípios em nossas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável das comunidades e do ambiente onde mantemos nossas operações”, destaca.

Como um longo histórico de projetos sociais desenvolvidos em sintonia com os ODS estabelecidos pela ONU, a Únilos foi a primeira Cooperativa de Crédito do Brasil a aderir oficialmente aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles), da ONU Mulheres. Na área ambiental, lidera campanhas importantes como a Grande Florianópolis + Verde, envolvendo as ações “Um Pix, Uma Árvore” e “Um Cooperado, Uma Árvore”, a qual mantém ativa em todas as sete unidades de atendimento da Cooperativa, incluindo a Agência Digital. O saldo de árvores doadas para plantio ultrapassou a casa das 17 mil mudas.

Publicidade
Publicidade