Na 10ª edição do Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br), que ocorreu em São Paulo, a TopMed conquistou o prêmio InovaCidade, que reconhece ações focadas na melhora de qualidade de vida nas cidades brasileiras.
A vitória da TopMed foi motivada pelo projeto “Atenção Primária Remota”, o 1º canal brasileiro de atendimento pré-clínico para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), implantado em 2019 pela Prefeitura de Florianópolis.
O projeto também contempla as experiências de outros municípios do Estado, com um índice de 88% de resolutividade nos atendimentos recebidos. Em funcionamento desde 2021, “Saúde na Mão Lages”, “Alô Saúde Rio do Sul” e “Alô Saúde Benedito Novo” contribuem para ampliar o acesso à saúde de milhares de pessoas.
“O reconhecimento dessa premiação é de uma relevância imensa, pois reforça a todos os envolvidos (usuários, municípios e empresa) que estamos no caminho certo e que nossa tecnologia, soluções e entregas para o SUS são efetivas, geram resultados práticos e transformadores”, salienta Cleones Hostins, Head de Área Pública da TopMed.
“Essa distinção referencia o pioneirismo e trabalho que a TopMed realiza ao desenvolver tecnologia de ponta para democratizar o acesso à saúde de qualidade. Sempre visionária ao investir e se desenvolver neste segmento, a empresa tornou-se autoridade em conectar tecnologia e saúde, impactando a vida das pessoas de forma significativa e promovendo um maior bem-estar social”, complementa Valda Stange, CEO da TopMed.
A inovação e a inteligência empregadas estão na tecnologia dos canais de atendimento e nos algoritmos personalizados para cada município.
“Projetos como o Atenção Primária Remota, sem dúvida, farão parte do futuro das cidades brasileiras, em especial àquelas que se propõem a olhar com mais cuidado e empatia aos seus munícipes e buscar aumentar a qualidade de vida em seus territórios”, observa Cleones.
A iniciativa permite que o usuário esteja no centro do cuidado da sua saúde e possa realizar seu autocuidado de qualquer lugar, sem depender de um local físico, com limitação de funcionamento e horário.
“O prêmio InovaCidade reforça a referência da TopMed em telessaúde e telemedicina no Brasil, celebra as ações inovadoras desenvolvidas pela empresa, voltadas para a qualidade no atendimento público, incluindo a alta tecnologia voltada ao SUS. Tudo isso para democratizar, oferecendo acesso universal e equidade”, conclui Cleones.
Números do projeto Atenção Primária Remota da TopMed (2019-2023):
- 18 segundos é o tempo médio de espera para atendimento;
- 1,2 milhões de usuários SUS atendidos;
- 88% dos atendimentos são solucionados pela teletriagem;
- 12% apenas do total de atendimentos foram encaminhados para algum serviço presencial.