Publicidade
TopMed amplia telessaúde para SUS de Santa Catarina
13 de Novembro de 2023

TopMed amplia telessaúde para SUS de Santa Catarina

Empresa pretende inserir na sua base mais de 800 mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Catarina

TopMed pretende inserir na sua base mais de 800 mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Catarina e para iniciar a operação a marca escolheu o município de Blumenau.

As soluções da TopMed disponíveis nestes municípios incluem atendimento com enfermeiro e médico, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O serviço está disponível pelo número 0800 de cada município, ou pela internet, via aplicativo. Seja para uma dúvida, informação ou atendimento médico, o morador pode fazer tudo de onde estiver e ainda recebe receita médica ou solicitações de exames via WhatsApp, SMS ou e-mail. A estimativa é que todo o processo não ultrapasse 30 minutos.

Publicidade

A expectativa é de que nos próximos meses mais de 15 cidades passem a disponibilizar o serviço que oferecem soluções em telessaúde para o setor público. Florianópolis, Lages, Rio do Sul e Benedito Novo já integram compõem o rol de locais que oportunizam atendimento clínico a distância via SUS.

Foto:Esq. para dir.: Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, Vanessa Fernanda Schimidt, diretora-executiva do Consórcio; Marcelo Lanzarim, secretário de Saúde de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, vice-prefeita, Cleones Hostins, head de área pública da TopMed, e Elvis Pereira Santana, gerente de serviços da APIS.

Todos os atendimentos estão em sincronia com a rede municipal, ou seja, protocolos, encaminhamentos, identidade visual, nomenclaturas, endereços e contatos são 100% do município. Cleones Hostins, Head de Área Pública da TopMed, explica: “A iniciativa foi desenvolvida para agilizar o atendimento, minimizar os riscos e os inconvenientes do tempo de espera e dos deslocamentos e, sobretudo, oferecer soluções seguras à população residente ou visitante dos municípios”.

Valda Stange, CEO da TopMed, afirma: “Somos comprometidos em transformar a saúde pública no Brasil, estamos pavimentando o caminho para um SUS financeiramente viável e operacionalmente otimizado. Enquanto muitas gestões ainda idealizam essa realidade, a TopMed está tornando-a tangível”. Ela complementa, “Em um ambiente onde inovação e tecnologia são cruciais para o progresso, os gestores de saúde do SUS têm a oportunidade de liderar transformações disruptivas em suas comunidades”.

Premiação: O projeto Atenção Primária Remota venceu o Prêmio InovaCidade 2023, considerado o mais importante sobre cidades inteligentes da América Latina.

Como funciona: O serviço destinado nesta nova fase ainda contempla diferenciais exclusivos, como a teleinterconsulta, na qual os profissionais de saúde dos municípios se conectam com os médicos especialistas da TopMed para discutirem casos e situações clínicas. Este adicional de serviço tem o objetivo de reduzir em até 56% os encaminhamentos para atendimentos especializados.

A plataforma oferece aos moradores acesso contínuo a cuidados de saúde por meio de um número de telefone exclusivo e um aplicativo dedicado para o município, onde podem se conectar a enfermeiros e médicos qualificados 24 horas por dia, com apenas três toques na tela do celular ou uma simples ligação atendida.

Retorno dos municípios: O Alô Saúde Pomerode foi oficialmente lançado em 14 de julho. Até o fim de agosto registrou 882 atendimentos entre técnicos, enfermeiros e médicos, com uma resolutividade de 63% na enfermagem e 95% em teleconsulta médica. O público mais atendido até o momento pertence à faixa etária entre 20 e 39 anos.

“Com o uso da tecnologia, diversas situações podem ser atendidas por enfermeiros e médicos na comodidade da residência ou do trabalho dos pacientes. Temos como expectativa melhorar o acesso da população e otimizar os serviços municipais de saúde”, afirma Ligia Hoepfner, Secretária Municipal de Saúde.

O Alô Saúde Botuverá iniciou o serviço em 1º de agosto com o objetivo de auxiliar no fluxo e na maior comodidade e segurança à população, segundo Marcia Adriana Cansian, Secretária Municipal de Saúde.

“Botuverá é uma cidade pequena, mas com grande extensão territorial e sua referência de Pronto Atendimento é somente o município vizinho. O Alô Saúde nos trouxe segurança e vem se mostrando muito eficaz e resolutivo nos atendimentos que já realizou. Isso dá oportunidade para que as três Unidades de Saúde consigam também executar trabalhos de prevenção e promoção à saúde”, avalia ela.

O número de pessoas beneficiadas pode ser ampliado após a TopMed ter vencido a licitação de um consórcio. “Além de revolucionar o acesso aos cuidados de saúde, essa abordagem coloca o cidadão no centro do processo, empoderando-o com autonomia para buscar atendimento profissional a qualquer hora do dia, sem as limitações de deslocamento, horários ou filas”, completa Cleones Hostins.

 

Cleones Hostins, head de área pública da TopMed

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter