Publicidade
Sustentabilidade | Oi fecha acordo para compra de biogás e amplia o uso de fontes renováveis de energia
18 de Janeiro de 2022

Sustentabilidade | Oi fecha acordo para compra de biogás e amplia o uso de fontes renováveis de energia

Atualmente, cerca de 50% da matriz de energia da companhia já é proveniente de fontes renováveis

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Foto:Oi/Comunicação

A Oi acaba de ampliar a presença de fontes renováveis em sua matriz energética. A empresa fechou acordo para a compra de 20% da geração de energia da usina de biogás construída em Seropédica (RJ) pela EVA Energia, planta que será inaugurada oficialmente em fevereiro. O contrato prevê a entrega de 8,76 GWh/ano, energia suficiente para atender 6.000 domicílios.

Publicidade

Atualmente, cerca de 50% da matriz de energia da companhia já é proveniente de fontes renováveis, e a meta é aumentar o uso dessas fontes para 80% até o final de 2022 e chegar a 100% até 2025. Pelo acordo, a cada mês, a energia que a Oi receber da usina de biogás será injetada na rede da concessionária de energia que atende a companhia no município do Rio de Janeiro. Com isso, as 1.819 unidades da Oi atendidas pela concessionária terão desconto em fatura proporcional à quantidade de energia injetada pela usina. A estimativa é de que a planta gere uma economia mensal de 40% nas contas de luz, garantindo uma redução de custo da ordem de R$ 2,5 milhões ao ano.

Rodrigo Abreu, presidente da Oi afirma que, “A Oi busca sua sustentabilidade futura e isso implica o uso racional dos recursos, a eficiência de suas atividades, a qualidade de seus serviços. Paralelamente, a empresa trabalha junto a seus colaboradores, clientes e toda a cadeia de fornecedores para incentivar a mitigação de riscos e impactos ambientais. Além disso, sabemos da importância da conectividade para a inclusão social, e nisso a Oi já vem dando grande contribuição ao país”.

O contrato com a usina de biogás tem validade de cinco anos, renováveis por igual período. Com a nova parceria, a Oi chega a 16 usinas contratadas até o final de 2021 para a produção de energia de fontes renováveis e até o final do segundo semestre de 2022 este número deverá dobrar, atingindo 32 usinas de fontes renováveis. O plano estratégico da companhia projeta uma economia superior a R$ 27 milhões nos gastos com o consumo de energia em 2022.

A produção de energia a partir de resíduos biológicos tem se mostrado um bom substituto dos combustíveis convencionais por conta do potencial de redução dos gases de efeito estufa, tais como metano e dióxido de carbono, e o reaproveitamento do substrato como fertilizante agrícola de alta qualidade.

O biogás produzido pela usina será recuperado por meio de uma série de poços perfurados no aterro sanitário de Seropédica, que tem capacidade para até 10 mil toneladas de resíduos por dia. Esses poços são interligados por um sistema de tubulação, que coleta o gás e o transporta para um sistema de compressão, onde é filtrado, desidratado e pressurizado. De lá, o gás é canalizado para uma unidade de geração de energia, que a comercializa a empresas interessadas em injetar essa produção na rede da concessionária que as atende para obter o desconto correspondente na fatura.

 

Fontes Renováveis

A Oi conta com uma Política de Sustentabilidade calcada nas práticas ESG, compromisso com os pilares ambiental, social e de governança, e que prioriza os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU. A companhia tem iniciativas relevantes nesses três âmbitos e um plano para atingimento de metas. Entre os objetivos, estão o de se consolidar e ser reconhecida como uma das companhias com melhores níveis de governança, assim como atingir 100% de sua matriz energética com fontes renováveis.

Em relação à energia, a companhia adotou gestão eficiente dos gastos energéticos com drástica redução de custos; ampliou os projetos estruturantes de fontes alternativas para geração e sensibilizou seus colaboradores sobre a racionalização de consumo.

 

Sobre o Instituto

Com 20 anos de atuação em todas as regiões do Brasil, o Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social e atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Empreendedorismo Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, o instituto estimula o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

 

Publicidade
Publicidade