Uma Missão de Internacionalização para startups brasileiras que têm interesse no mercado europeu é realizada pela Apex-Brasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o Serpro e o Sebrae.
A missão desembarca em Portugal, no mês de novembro, para atuar no Web Summit, conferência de tecnologia, empreendedorismo e inovação.
O perfil prioritário das startups para compor a missão são empresas de base tecnológica com soluções escaláveis, com potencial de abertura de operação em Portugal ou na Europa. Cerca de 25% das vagas serão destinadas a startups sediadas nas regiões Norte e Nordeste. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 9/8.
Contando com até 80 empresas brasileiras, a missão conclui com os que cumprirem com os requisitos do Programa de Startups do Web Summit. Após aprovação e seleção, as startups irão passar por um período de mentoria pré-evento para aceleração com o time de técnicos do Serpro, Sebrae, Apex-Brasil e outros parceiros.
A estatal de tecnologia do governo federal participa pela segunda vez da Missão de Internacionalização no Web Summit. De acordo com Loyanne Salles, superintendente de Comunicação e Marketing, para o Serpro, atuar em sinergia com a Apex-Brasil favorece o posicionamento do Brasil como uma referência em Governo Digital.
“O Serpro é a maior empresa pública de tecnologia do mundo e acumula cases de transformação digital com volumetrias impressionantes e soluções inovadoras, como a declaração do Imposto de Renda, o Gov.br, a Carteira Digital de Trânsito, entre outros. É importante compartilharmos nossas experiências, desafios e conquistas porque traz pontos positivos para a imagem do país. Além disso, neste ano, o evento discutirá diversidade e equidade dentro do mercado de inovação e startups e, o Serpro, reforça seu papel de parceiro do governo no desafio da inclusão das pessoas no universo da tecnologia, diminuindo a desigualdade digital no país”, acrescenta Loyanne.
Mentoria de negócios
Todas as 80 startups selecionadas para representar o Brasil no evento receberão mentoria do Serpro e da Apex sobre desafios e inovação, além de uma preparação para conversar com os investidores internacionais e realizar negócios durante a conferência. “O objetivo da nossa parceria com a Apex é elevar as empresas brasileiras a esse novo patamar que é a internacionalização. No ano passado, o Serpro realizou mentoria para mais de 50 startups e seis delas receberam investimentos internacionais para continuar suas operações e ampliar seu mercado”, destaca Rafael Ferreira, gerente de Mercado Internacional do Serpro.
Encontro de líderes
Em novembro ocorre a abertura da conferência, com um encontro de líderes e, na ocasião, a alta gestão do Serpro estará reunida com gestores das grandes empresas globais para conversar sobre desafios e próximos passos de inovação na tecnologia e sua aplicação na sociedade. No ano passado, essa prévia da Web Summit contou com a presença do CEO da Shell, diretores da Apple, do Facebook, Microsoft e outras bigtechs.
“Para que o país continue configurando bem no ranking de governo digital, nós temos que seguir sendo inovadores e dinâmicos. E é pra isso que estaremos nesse evento, em contato com o que há de mais novo, verificando as tendências tecnológicas e conhecendo as experiências de sucesso do outro lado do Atlântico. Mais uma vez, o Serpro estará junto aos líderes no mercado de inovação para discutir a transformação digital no mundo com soluções de portal único, identidade digital e serviços online ao cidadão. No ano passado pudemos verificar que estamos muito à frente de outros grandes países que só agora estão enfrentando desafios que já superamos há alguns anos atrás. Em 2023, continuamos trilhando neste caminho”, completa Rafael Ferreira.