Publicidade
Startup catarinense se destaca nacionalmente como solução digital para escolas
26 de Abril de 2021

Startup catarinense se destaca nacionalmente como solução digital para escolas

Twitter Whatsapp Facebook

A startup catarinense ClipEscola – plataforma que digitaliza mais de 200 atividades operacionais nas escolas – alcançou números representativos no início deste ano: são mais de dois milhões de usuários ativos, o maior número no segmento de agendas digitais para instituições de ensino no Brasil, responsáveis pelo envio de meio bilhão de mensagens dentro do sistema.

Desenvolvida a partir de 2014 em Florianópolis (SC), com entrada no mercado educacional em 2016, a empresa já foi adotada por 1,6 mil instituições de ensino, desde escolas regulares a cursos livres. A versatilidade da plataforma possibilita sua implantação em instituições de diferentes portes, com processos de comunicação escolar, automatização de recebimentos e cobranças, triagem de entrada e saída de alunos, assinatura digital para matrículas e rematrículas e desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem.
“Os sistemas de gestão resolvem bem as questões de notas, históricos e fechamento de caixa, mas quando o assunto é organizar a troca de informações entre escola, colaboradores, pais, alunos e terceiros, existe uma lacuna enorme”, analisa o CEO da ClipEscola, Marcos Matias. “Conseguimos entregar uma solução versátil, acessível para escolas de qualquer tamanho e com alto valor agregado”.

Publicidade

A tendência de crescimento é anterior à pandemia. De 2017 a 2020, a ClipEscola teve um aumento de 500% no volume de escolas atendidas. Esse total compreende instituições em 22 estados e no Distrito Federal. 

A inteligência artificial possibilitou às instituições de ensino atendidas pela startup uma economia de R$43,8 milhões em recursos. Além disso, são 4,2 mil horas de atendimento economizados a cada 500 alunos, em um total de 5,6 milhões de horas otimizadas.

Desenvolvimento acelerado

A startup surgiu a partir de necessidades apontadas por uma pesquisa feita em 2014. O levantamento, realizado em escolas de educação infantil e fundamental, apontou demandas na dinâmica de comunicação entre os pais e as instituições de ensino. Em novembro de 2015, foi desenvolvido um projeto-piloto, consolidado em janeiro de 2016 com a participação de investidores-anjo.

Em três meses, a ClipEscola registrou um crescimento de 30%, resultado que chegou a 200% após um ano de atividades. Os resultados exponenciais fizeram a empresa ser selecionada para o programa de aceleração da Endeavor em 2018.

“A ClipEscola continua crescendo bem, contamos com o apoio da comunidade de EdTechs, fundos de investimentos e entidades como a Endeavor para fomentar nossos próximos passos”, projeta Matias. “O marco de dois milhões de usuários ativos nos consagrou como a maior plataforma de atendimento digital a pais e alunos do mercado, e não queremos parar por aí. A meta é crescer esse número em 400% nos próximos três anos, levando a transformação digital para escolas de todo nosso país”, conclui.

Publicidade