Em um momento de importantes conquistas de mercado e lançamentos de produtos, o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), solução que vem sendo desenvolvida pela Softplan há 23 anos, reformula sua identidade visual. Desenvolvida pela equipe de marketing da própria empresa, a revitalização da marca contou com um estudo prévio, a partir das características da unidade, com a escolha de cores que representam a marca SAJ, agregando sofisticação à imagem.
A sigla continuou no eixo horizontal, devido à facilidade de aplicação nos sistemas. As letras S e J foram redesenhadas e a letra A foi estilizada, remetendo ao meio digital. Durante o processo criativo, a equipe buscou o fortalecimento da marca, mantendo a tipografia da sigla, com pequenas alterações. “O desejo de revitalizar a marca era antigo, já que a solução evoluiu e tomou uma dimensão muito grande no país”, afirma a coordenadora de Marketing Hellen Quevedo. A transição da identidade visual antiga da marca SAJ para a nova ocorrerá de forma gradual.
A estratégia de reformulação acompanha o atual momento da solução, principal colaboradora para a implantação do processo digital na Justiça brasileira, com o lançamento de produtos e a conquista de novos mercados. O SAJ automatiza rotinas jurisdicionais e administrativas que proporcionam aumento de produtividade e otimização dos recursos de Tribunais de Justiça, Ministérios Público e Procuradorias estaduais e municipais. Implantado em mais de 30 instituições, o sistema é amplamente utilizado no segmento de tribunais, por onde tramitam mais de 60% dos processos da Justiça do país. “A solução agiliza e torna mais acessível a prestação jurisdicional e com isso aproxima o cidadão dos seus direitos”, destaca Ilson Stabile, diretor executivo da Unidade de Justiça.
O processo digital também cumpre todos os requisitos definidos em legislação, especialmente os relacionados à segurança da informação, como certificação e protocolação eletrônica.