Publicidade
SENAI instala habitats e lança chamada de projetos de inovação em 14 estados
02 de Junho de 2022

SENAI instala habitats e lança chamada de projetos de inovação em 14 estados

Santa Catarina terá dois (em Joinville e Florianópolis) dos 15 ambientes que poderão ser utilizados por indústrias para pesquisas e projetos inovadores

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançou a chamada para projetos em habitats de inovação em 14 estados, incluindo Santa Catarina. Os Habitats SENAI de Inovação são espaços com infraestrutura de ponta e corpo técnico extremamente qualificado que poderão orientar empresas e startups a desenvolverem projetos que impulsionem pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I) no país. No total, são 15 ambientes, instalados junto a Institutos SENAI de Inovação (ISI), incluindo as cidades catarinenses de Joinville e Florianópolis. O lançamento ocorreu em eventos simultâneos nesta quarta (1º), realizados nos estados contemplados.

Na primeira fase, a rede dos Habitats de Inovação está presente em Santa Catarina (único estado com duas unidades), Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Estes espaços são ambientes colaborativos que visam fortalecer o relacionamento com as indústrias e possuem relação com os Institutos SENAI. Os ISIs serão responsáveis por compartilhar a infraestrutura e a equipe especializada além de acompanhar toda a jornada das empresas para ajudar a identificar e desenvolver produtos e processos inovadores. Os resultados esperados são a alavancagem das empresas, soluções de grandes desafios que tragam impacto local e nacional, a partir da cocriação de soluções personalizadas e conexões com o Ecossistema de Inovação Brasileiro.

Publicidade

“Os habitats combinam os conceitos de empresa consolidada e apoiada com o ímpeto das startups, a infraestrutura tecnológica oferecida pelos institutos e residência, no formato de residência médica, em que o estudante vai trabalhar com demanda real”, explica Luís Gonzaga Trabasso, pesquisador-chefe dos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, em Joinville, que hospedarão um dos habitats instalados em Santa Catarina. “As empresas têm condições de repassar os valores e a cultura organizacional para os integrantes da equipe, que terão perspectiva de carreira”, acrescenta.

O lançamento do programa contou com uma live nacional e apresentações locais. Em Joinville, a atividade foi aberta com palestra do gerente-executivo de Inovação e Transformação Digital da Tupy, Daniel Marques de Moraes. “A Tupy já é parceira em projetos do SENAI de longa data. Estar junto em mais um é um processo natural que vem fortalecer o trabalho já realizado e nos habilita a novos projetos de inovação. Hoje consideramos não ser viável trabalhar sozinho, mas em cooperação com todos os atores do ecossistema”, afirmou. Também foram apresentados cases das empresas Strokmatic, Bunge, Sigaway e Greylogix.

“A rede nacional de Institutos SENAI de Inovação é a maior infraestrutura inovativa do país e está totalmente engajada no desenvolvimento de soluções inovadoras que vão ajudar na competitividade da indústria. Essas novas chamadas irão alavancar novas parcerias e promover o desenvolvimento do país”, ressalta o diretor nacional do SENAI, Rafael Lucchesi.

 

(foto: André Kopsch)

Publicidade
Publicidade