Publicidade
Sebrae/SC lança projeto para Planejamento de Ecossistema Local de Inovação (ELI)
04 de Novembro de 2021

Sebrae/SC lança projeto para Planejamento de Ecossistema Local de Inovação (ELI)

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O Sebrae/SC lança o Projeto para Planejamento de Ecossistema Local de Inovação (ELI), que poderá ser desenvolvido em diversas cidades catarinenses. O projeto tem como objetivo estimular o empreendedorismo e fomentar e fortalecer o ecossistema de inovação nos municípios de Santa Catarina.

A iniciativa surgiu ao ser identificada a importância de adotar estratégias de atuação relacionadas ao grau de maturidade do ecossistema, ao desenvolver esforços de estimular, gerar e consolidar empresas inovadoras. A metodologia promove ações planejadas e integradas, para que os resultados sejam maximizados e se reduza o tempo de consolidação de empresas inovadoras.

As primeiras reuniões serão realizadas no início de novembro, nas cidades de Joinville e Florianópolis. No dia 30 de novembro, haverá o primeiro workshop da metodologia para os parceiros de Florianópolis.

Wanderley Andrade, gerente regional do Sebrae na Grande Florianópolis, ressalta a importância do projeto: “Temos um ecossistema de inovação muito forte em Santa Catarina, e um projeto como este só vem para somar e qualificar ainda mais as empresas catarinenses, que buscam colaborar para um ecossistema cada vez mais empreendedor e inovador, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de Florianópolis”, disse.

Alguns dos objetivos do planejamento do Ecossistema de Inovação são: Priorizar os setores produtivos tecnológicos estratégicos para o ecossistema de inovação; Mobilizar os atores locais de CT&I com vistas à formação grupos de trabalho para fortalecer a governança do ecossistema e consolidar o planejamento dos ecossistemas e seus setores prioritários e apontar potenciais projetos estruturantes.

Roberto Tavares, gestor estadual do programa em Santa Catarina afirma que, “Nosso principal objetivo com este projeto é apoiar o ecossistema de inovação com ações que estimulem o empreendedorismo, permitam a geração de novas empresas, apoiem o seu crescimento e as ajudem a se tornarem cada vez mais competitivas, em todos os níveis de maturidade. O município de Florianópolis conta com um importante ecossistema de inovação, com dezenas de mecanismos de suporte à inovação, e não temos dúvida de que o planejamento do Ecossistema Local de Inovação contribuirá ainda mais para o sucesso da cidade e de outros municípios catarinenses”.

 

Etapas da implantação da metodologia
A aplicação da Metodologia de identificação do nível de maturidade, planejamento e monitoramento do ecossistema de inovação está estruturada em 7 etapas:

– Etapa de Caracterização do Ecossistema de Inovação
– Etapa Nível de Maturidade do Ecossistema de Inovação
– Etapa Identificação dos Pontos de Melhoria
– Etapa Plano de Intervenção
– Etapa Organização da Intervenção
– Etapa Atuação Conjunta dos Atores
– Etapa Monitoramento do  Ecossistema
 

Publicidade
Publicidade