Publicidade
Sebrae/SC impulsiona 3º Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus
11 de Abril de 2024

Sebrae/SC impulsiona 3º Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus

Entidade se destaca como principal apoiadora do evento

Publicidade

Com o tema Novas Práticas de Sustentabilidade Social e Econômica, o 3º Fórum Internacional de Inovação Social (FIS) da Abadeus tem estratégias alinhadas com o Sebrae/SC.

A entidade é a principal apoiadora do evento e parceira desde a primeira edição, realizada em 2022. Neste ano, o FIS ocorre nos dias 23 e 24/11, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e as inscrições podem ser feitas, gratuitamente, no site.

Publicidade

“O Fórum surge como uma plataforma para disseminar informações sobre empreendedorismo e inovação social, além de discutir a importância da inclusão de pessoas em vulnerabilidade no universo da ciência, tecnologia e inovação. Na ocasião, serão debatidas soluções para questões importantes desse contexto. A parceria com o Sebrae/SC visa ampliar o impacto do evento”, destaca o gestor de Inovação da Abadeus, Maicon Canever.

O incentivo ao FIS é parte das iniciativas do Sebrae no estado para promover o empreendedorismo social, um modelo de negócio em ascensão no Brasil e no mundo. Esse conceito transcende a ideia convencional de empreendedorismo centrado apenas na busca pelo lucro, com destaque para a orientação em prol do bem-estar e da qualidade de vida da comunidade. Tais iniciativas e projetos visam gerar impacto social e contribuir para um ambiente positivo e sustentável.

“É com grande satisfação que observamos o papel fundamental desempenhado pela Abadeus no contexto do ecossistema de inovação do Sul catarinense. A inovação social é uma força transformadora que busca soluções criativas para os desafios sociais e ambientais que enfrentamos. Ao reunir mentes brilhantes, organizações engajadas e comunidades ativas, eventos como este fórum não só fomentam a troca de conhecimento e experiências, mas também catalisam a criação de soluções inovadoras e impactantes”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho.

Referência estadual

Destacando-se como o principal encontro sobre o tema em Santa Catarina, o Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus se consolidou como um marco no calendário do ecossistema de inovação e empreendedorismo estadual. Atraindo uma diversidade de públicos, o evento proporciona uma oportunidade única de aprendizado sobre o potencial transformador da inovação na realidade social e econômica nacional e internacional.

“O fórum aborda uma pauta de extrema relevância que impacta toda a sociedade, sendo um catalisador das melhores práticas de inovação social, tanto no Brasil quanto no mundo. Na última edição, contamos com a participação de 430 pessoas presencialmente e 600 online, o que demonstra um saldo extremamente positivo. Nosso público vem em busca de conhecimento sobre como a inovação pode, efetivamente, transformar realidades sociais e econômicas”, frisa a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.

Programação

A cerimônia de abertura do Fórum acontece às 19h, do dia 23 (terça-feira), e contará com uma apresentação musical da Escola de Artes Abadeus. O primeiro dia terá palestras do secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, e da coordenadora nacional do Programa Inclusão Socioprodutiva do Sebrae/SC, Renata Candida de Souza. As apresentações abordarão temas fundamentais relacionados ao desenvolvimento social, por meio da inovação e da inclusão produtiva.

No dia 24 (quarta-feira), a programação terá início às 8h30 com uma apresentação da diretora-executiva da Abadeus. Em seguida, o Fórum trará dois cases internacionais de destaque. Natália Montbeller, representante da Unesco Sost, abordará o tema “Habilidades Sólidas em Tempos Líquidos”, enquanto a doutora Constança Nunes, da Maze Impact Portugal, trará reflexões sobre “Inovação e Investimento Social como oportunidade para todos: aprendizagens do contexto português”.

O evento será encerrado com dois cases nacionais igualmente relevantes. Gabriel Cardoso, gerente executivo do Instituto Sabin, discutirá “Inovação Social: estratégias para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades”. Por fim, as palestras culminarão com a apresentação da coordenadora de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Giselle Sakamoto Souza Vianna.

 Foto: Divulgação | Abadeus Centro de Inovação Social

Publicidade
Publicidade