Publicidade
Santa Catarina ocupa 2ª posição no Índice Fiec de Inovação nos Estados
30 de Setembro de 2021

Santa Catarina ocupa 2ª posição no Índice Fiec de Inovação nos Estados

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) divulgou na última quarta-feira (29) o resultado da terceira edição do Índice Fiec de Inovação dos Estados. O estudo busca identificar e avaliar os principais pontos relacionados à inovação nos estados, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas que fomentem um ecossistema inovador no Brasil.

A pesquisa mostra Santa Catarina no segundo lugar geral, ficando atrás apenas de São Paulo, e no primeiro lugar da Região Sul.

Publicidade

Segundo o governador de Santa Catarina Carlos Moisés, a inovação é um dos pilares do governo e o resultado do estudo reafirma isso. “Procuramos sempre colocar a tecnologia como aliada para facilitar e melhorar a vida de quem mora, trabalha, empreende e visita Santa Catarina. O reconhecimento por parte de entidades independentes mostra que estamos avançando muito nesse sentido”, destaca.

Para se chegar a um resultado, o estudo foi dividido em duas dimensões: de Capacidades, que busca capturar a estrutura de promoção à inovação nos estados, na forma de disponibilidade de recursos que potencializam a produtividade na criação de produtos, processos e negócios inovadores; e de Resultados, que visa ilustrar o desempenho que reflete a inovação em si nos estados, na forma de posicionamento no ambiente que proporciona dinâmica e competitividade com teor inovador.

Na dimensão Capacidades, Santa Catarina aparece na quinta colocação, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná. Na dimensão Resultados, o estado subiu para a segunda colocação, ficando atrás apenas de São Paulo.

Dentro do índice de Capacidades, Santa Catarina conquistou o segundo lugar em Cooperação e Infraestrutura, 3º em Capital Humano – Graduação, 6º em Capital Humano – Pós-Graduação e Instituições, 7º em Inserção de Mestres e Doutores. Permaneceu estável em Investimento Público em C&T (20º).

Nos índices de Resultados, Santa Catarina é lider em Empreendedorismo – no ranking anterior era terceiro. Também foi destaque nos outros itens: Propriedade Intelectual (2º), Intensidade Tecnológica (3º) e Competitividade Global (4º) e Produção Científica (6º).

Confira o estudo completo.

Publicidade
Publicidade