A tendência de terceirização de partes do processo industrial em produtos de alta tecnologia tem aberto oportunidades para empresas como a catarinense Produza, criada em 2008 para atender demandas de protótipos, montagem de placas eletrônicas e integração de equipamentos eletrônicos, e que deve fechar o ano com novos negócios e avançando em diferentes modelos de produção. A empresa, com sede em Florianópolis, tem clientes da área de tecnologia que atuam em diversos segmentos – agricultura de precisão, setor elétrico, rastreamento, telecomunicações, equipamentos médicos, geradores eólicos – e espera fechar 2014 com um faturamento de R$ 13 milhões – um salto de 45% sobre o resultado do ano passado.
Entre as principais clientes da Produza estão a catarinense Reason S.A., recentemente comprada pela Alstom Grid, a gaúcha Stara, especializada em soluções tecnológicas para agricultura de precisão, e o consórcio TBK, com sede no Recife (PE) e que fornece sistemas de rastreamento para caminhões-pipa que abastecem o semiárido nordestino. “Queremos ser empresa de referência na montagem de placas eletrônicas na Grande Florianópolis em dois anos, na Região Sul, em cinco anos e estar entre as quatro principais referências nacionais em 15 anos”, afirma o diretor presidente Luiz Antonio Pistoni.
Com 55 funcionários e uma média 1,7 milhão de componentes produzidos ao mês, a Produza investe na produção de placas mais complexas, com componentes sensíveis, para volumes pequenos e médios. A empresa começou atendendo a projetos desenvolvidos no LabElectron, laboratório da Fundação CERTI, e hoje também investe na aproximação com outros instituições de pesquisa e empresas que atuam no desenvolvimento de hardwares e placas de circuito, o Instituto Eldorado, Fitec e Macnica DHW.
Hoje, a Produza fornece dois tipos de prestação de serviço. Na industrialização por encomenda, faz-se apenas a montagem das placas com materiais e especificações sugeridas pelo cliente. Na terceirização de compras e produção, a Produza atua com uma estrutura de compras e contatos com fornecedores, além de ficar responsável pela montagem das placas, uma importante solução para empresas com perfil inovador de pequeno porte que não contam com estes departamentos.