Publicidade
O balanço da sexta edição do Gramado Summit
16 de Abril de 2023

O balanço da sexta edição do Gramado Summit

Último dia teve palestras de nomes como Andre Diamand, Romeu Zema e Maju de Araújo

Publicidade

A cada edição o Gramado Summit eleva sua relevância para o ecossistema de inovação e empreendedorismo brasileiro. Depois de 3 dias  intensos, a conferência na Serra Gaúcha movimentou uma série de ações de fomento para mais de 10 mil participantes.  Em sua sexta edição, o evento bateu recorde de participantes e expositores. Confira os números ao final desta matéria.

Palestras
Foram mais de 380 palestrantes convidados compartilhando suas experiências e trajetórias, distribuídos em sete palcos de conteúdo simultâneos. Entre os nomes que passaram pelos primeiros dias de evento estão Joel Jota (empresário e treinador de alta performance), Edson Leite (fundador do Gastronomia Periférica), Pequena Lô (influenciadora digital) e Washington Olivetto (um dos maiores publicitários brasileiros).

Publicidade

Encerramento com destaques
Na sexta-feira, último dia de evento, ganharam destaque nomes como José Semenzatto (Shark Tank Brasil), Andre Diamand (criador do Sexy Canvas), Maju de Araújo (modelo internacional com síndrome de down), Helena Bertho (head de diversidade do Nubank) e Romeu Zema (governador de Minas Gerais).

Presenças ilustres
Além dos palestrantes, o evento contou com a presença de 10 mil visitantes de 21 estados brasileiros. Também marcaram presença representantes da rede de hotéis Dom Pedro, de Lisboa, e colaboradores de corporações internacionais como Manage e Docusign, de países como Índia e Estados Unidos.

Negócios
A Gramado Summit reuniu mais de 500 empresas expositoras, entre startups em estágio inicial e grandes corporações, espalhadas por uma área de 28 mil m². Além dos conteúdos e exposições, a feira se destaca com amplas oportunidades de networking e conexão com investidores, gerando ações para que startups e empresas em estágio inicial possam se consolidar no mercado e receber aportes financeiros.

Além de todos os ativos voltados para os participantes, expositores e investidores, a feira fortalece a economia local, gerando emprego e renda para a população de Gramado e de outras regiões prestadoras de serviços. Segundo Ike Koetz, secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, a feira injetou mais de R$ 40 milhões no município, movimentando as entradas em hotéis e pousadas da cidade, restaurantes, bares, lojas, passeios e transportes.

Estudantes
Neste último dia de feira, a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais de Gramado, em parceria com a Secretaria de Educação, também promoveu uma ação especial trazendo mais de 300 estudantes do nono ano da rede municipal de ensino para a Gramado Summit. A ação tinha como objetivo apresentar o ecossistema de inovação para jovens do município, enriquecendo os conhecimentos e mostrando oportunidades e possibilidades para esses alunos.

Resultados da feira
Guilherme Grilli, head de marketing da CRM Bônus, fala sobre a participação da empresa na Gramado Summit e sobre os resultados obtidos durante os três dias de evento. “É a primeira vez que estamos participando da Gramado Summit e não tínhamos nenhum conhecimento de público ou de saber qual era a expectativa em questão de resultado. Sempre participamos de eventos com foco bem direcionado para o varejo, porém, a Gramado Summit se mostrou surpreendente. A feira está incrível, o espaço extraordinário, toda a organização, estão todos de parabéns, ficamos bem surpresos com a receptividade do público, de vir atrás e entender as nossas soluções. Nossa expectativa é que nos próximos anos estejamos presentes e quem sabe com um estande maior, porque o evento merece, é gigantesco”, finaliza Guilherme.

O CEO e fundador da startup Como Registrar, Ticiano Gadêlha, reafirma a qualidade da feira para os negócios de inovação. Após ser impactado por alguns anúncios da Gramado Summit nas redes sociais, o empresário se cadastrou para receber newsletters, o que gerou uma certa curiosidade sobre o conteúdo.

“Eu vi que o evento era muito maior do que eu imaginava, fiquei bem interessado em participar e quando entrei no site dei uma olhada em tudo e vi que a oportunidade de ter um estande aqui poderia fazer muito sentido pra marca, pra conversar com essas outras marcas que estão aqui. Confesso que superou bastante as expectativas, está sendo maravilhoso e já estou em processo de finalizar contrato para 2024”, conta Ticiano.

 

Em busca de investidores
Durante a feira, foram realizadas ações para startups apresentarem seus pitchs, concorrendo a prêmios, materiais e aportes financeiros. Entre as ações está a Batalha de Startups, realizada em parceria com a Ventiur Aceleradora. A competição aconteceu durante os três dias de evento, tendo como vencedora a Alia Inclui, startup que facilita a vida de milhões de pessoas cegas e de baixa visão no momento de compras, permitindo o acesso a informações como nome, peso, informações nutricionais e quantidade. A startup receberá um aporte de R$200 mil.

Outra disputa realizada durante a feira foi o Código Aberto que, em parceria com a rede hoteleira Laghetto, visa encontrar soluções tecnológicas que curem as dores reais do mercado. A vencedora da competição foi a startup Kevi, que fechará um contrato com a rede. Além dessas competições, o evento também contou com o Sebrae Like a Boss, competição promovida pelo SebraeX, no qual foram selecionadas startups representantes do Rio Grande do Sul, para uma final no Startups Summit, em Florianópolis.

Todo esse cenário demonstra a importância de um espaço de conexões para fomentar e gerar negócios, destacando o Rio Grande do Sul como um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil. “Estamos cada vez mais nos consolidando como um evento nacional, com público de todos os estados brasileiros. Acredito que a Gramado Summit tem conseguido abrir as portas em todos os cantos do Brasil para apresentar ao país inteiro o que nós temos de melhor aqui no Rio Grande do Sul”, frisa o CEO do evento, Marcus Rossi.

A próxima edição já está confirmada e ocorrerá de 10 a 12 de abril de 2024, no Serra Park. “Fizemos uma mudança de marca para nos posicionarmos como um encontro que discute o futuro e que oferece possibilidades de transformação. É isso que queremos fazer de forma ainda mais intensa em 2024”, projeta Marcus Rossi.

Números da edição de 2023

– Área construída do evento: 28 mil m²

– Quantidade de palcos: sete no total

– Número de palestrantes: 385

– Quantidade de expositores: 500

– Número de visitantes: 10 mil

– Movimentação econômica na região: R$ 40 milhões

Publicidade
Publicidade