Mais de 100 mil visitantes do mundo todo são esperados na edição 2015 da NABSHOW que acontece durante toda a semana no Centro de Convenções de Las Vegas, nos Estados Unidos e é organizado pela Associação Americana de Broadcasters (NAB – National Association of Broadcasters).
Gordon Smith, presidente da entidade, fez o tradicional discurso de boas vindas ao público e à imprensa já repetido há 5 anos desde que assumiu como presidente da Associação. Segundo ele, quando assumiu o cargo mais importante da NAB, o mundo vivia uma ameaça da Internet contra os meios tradicionais. Uma situação que foi completamente contornada pelos veículos de comunicação do mundo todo.
“Se olharmos o mundo 5 anos atrás, nós tínhamos em torno de 200 milhões de websites. Hoje já são mais de 1 bilhão de website em todo o mundo. Hoje, o público assiste a centenas de milhares de horas de vídeo no Youtube, publica mais de meio bilhão de Tweets diariamente. Mas o que o espectador encontra na Internet? Talvez um caloroso debate sobre a cor de um vestido. Preto e azul ou branco e dourado?”
Por meio de um exemplo simples e conhecido pelo mundo todo, Smith tentou justificar a existência dos meios tradicionais, rádio e TV, por sua seriedade e credibilidade. “Tristemente nós nos tornamos uma sociedade fragmentada. Mas e se não existissem o rádio e a TV? E se não existissem meios de comunicação que pudessem avisar a população sobre eventuais perigos e como manter-se em segurança? E se não houvessem veículos sérios para divulgar em tempo real a corrupção do governo? Sugiro que reflitam sobre o assunto, pois são os meios de comunicação que nos unem em comunidade”, completou Smith.
Não há dúvidas de que emissoras de rádio e TV têm utilizado, e muito, todas as ferramentas possíveis de Internet para agregar valor a seus produtos. Interatividade de ouvinte com emissora de rádio por meio da Internet e mídia social não é nenhuma novidade. Ainda, segundo dados da NAB, a maioria dos adultos nos Estados Unidos recebe notícias diárias a partir de programas jornalísticos no Rádio, na TV e canais de Internet. A NABSHOW 2015 é uma oportunidade de mostrar ao mundo todo como a indústria da informação está crescendo e inovando a cada ano.
Além da interatividade já explorada há vários anos no evento, Smith anunciou algumas das suas apostas tecnológicas para o evento deste ano: A tecnologia 4K Ultra-HDTV, que oferece mais resolução e contraste para as transmissões de TV, a chegada do 8K, além das startups de tecnologia que passaram os últimos 12 meses em mentoria da própria NAB para apresentar ao mercado mundial suas inovações.
O entusiasmo do discurso de Gordon Smith na abertura da feira contagiou expositores e conferencistas que acreditam no valor essencial do broadcast para a comunidade e na importância cada vez maior para as próximas gerações.
Oferecimento