Publicidade
Inovação | Fapesc lança Prêmio de Pesquisa e homenageia Fritz Müller
30 de Junho de 2022

Inovação | Fapesc lança Prêmio de Pesquisa e homenageia Fritz Müller

A homenagem será concedida em três categorias

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou o Prêmio de Pesquisa – Fapesc para reconhecer e premiar pesquisadores catarinenses.

A homenagem será concedida em três categorias e contemplará oito áreas do conhecimento – totalizando 24 pesquisadores premiados. Nesta primeira edição, a honraria homenageia o naturalista Fritz Müller, cujo bicentenário de nascimento completou 200 anos.

Publicidade

O objetivo é reconhecer e premiar pesquisadores renomados que contribuíram de forma significativa para pesquisa científica e tecnológica, a formação de recursos humanos em suas áreas de conhecimento e para o avanço do ecossistema em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no estado de Santa Catarina.

A indicação dos nomes segue duas etapas. Primeiro, as Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) pública e privadas sem fins lucrativos do Estado deverão publicar Edital Interno para submissão, avaliação, classificação e pré-seleção de dois pesquisadores por categoria e por áreas de conhecimento, permitindo a ampla participação e isonomia, entre 30 de junho e 30 de agosto.
Em uma segunda etapa, os candidatos pré-selecionados nos editais internos deverão submeter suas candidaturas à Plataforma de CTI da FAPESC entre 01 de outubro e 14 de novembro.

O valor total do edital é de R$ 360 mil, sendo que o primeiro colocado em cada categoria receberá R$ 15 mil.

Confira as categorias:

Categoria Acadêmico: discentes de Cursos de Doutorado de Programas de Pós-Graduação de ICTIs do estado de Santa Catarina, reconhecidos pela CAPES, com pesquisa científica comprovada e aproveitamento acadêmico reconhecido pelo
Curso e Instituição;

Categoria Jovem Pesquisador: Pesquisadores (as) com título de Doutor (a) até 07(sete) anos completos da data do Diploma, que apresentem potencial para se tornarem líderes em suas áreas do conhecimento, com produção científica comprovada, formação de recursos humanos e contribuições significativas para a pesquisa científica e tecnológica;

Categoria Pesquisador Destaque: Pesquisadores (as) renomados, inclusive aposentados (as) que comprovem possuam vínculo empregatício ou funcional ativo e ainda estejam exercendo atividade profissional em ICTI, que se destaquem, de forma significativa entre seus pares, líderes em suas áreas de conhecimento, com produção científica comprovada, formação de recursos humanos relevantes, com histórico relevante em pesquisa científica e tecnológica e contribuições significativas para o ecossistema de CTI do estado de Santa Catarina.

Confira as áreas de conhecimento:

Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas.

Clique aqui para ter acesso ao edital.

Publicidade
Publicidade