Evento que aconteceu no CentroSul, em Florianópolis, teve como objetivo despertar o sentimento de inovação para o micro e o pequeno empreendedor. Promovido pela CDL de Florianópolis, o evento mostrou a importância de transformar as ideias em resultados para os negócios. Esta segunda edição congregou diversas entidades de classe que trouxeram conteúdo, assim como acreditaram na importância do evento para a cidade.
De acordo com o presidente da CDL de Florianópolis, Lidomar Bison, o objetivo foi despertar o empresariado para a inovação e unir entidades para que tenham essa convergência, para proporcionar o desenvolvimento econômico saudável do município, gerando riqueza e suporte ao desenvolvimento social e a preservação ambiental.
Varejo 4.0
No palco principal, para destacar as mudanças dos últimos anos e mostrar a importância de inovar, o superintendente do SPC Brasil, Magno Lima, apresentou o varejo 4.0 – a Era Exponencial, que representa a integração da loja física com o mundo digital. Segundo Lima, o uso das tecnologias mudou a forma de se relacionar com as pessoas, a exemplo dos aplicativos de conversação e redes sociais. “A partir de agora, tudo que tem influência é impactado e isso acontece por conta da integração das tecnologias”, pondera.
“O pulo do gato está no empresário enxergar essa nova era e entender como integrar as plataformas para atender as necessidades dos consumidores, que cada vez mais querem ter seus desejos atendidos”, concluiu o executivo.
Uber Eats
Para dar continuidade aos cases de inovação, a gerente de Marketing do Uber Eats, Thais Azevedo, apresentou como a ideia da plataforma foi desdobrada para conectar as pessoas com os melhores restaurantes, entregando comida de forma ágil sem perder a qualidade. “Não existe no mundo um aplicativo com a capilaridade de entrega e de parceiros maior que o Uber, além de entregar os serviços prestados com eficiência e organização na logística”, garantiu Azevedo.
Causas de gênero
O CEO da Marisol, Giuliano Donini, abordou a discussão de gênero destacando que “as marcas e as pessoas precisam aprender a lidar e a respeitar a diversidade econômica e não julgá-las pela aparência, assim como é preciso aprender a conviver com a diversidade social”.
Palestrante internacional
Encerrando o evento com a plenária lotada, o CEO da IXL Center e líder global de inovação, Hitendra Patel, falou por uma hora trazendo reflexões sobre as mudanças de inovações dos últimos 15 anos e fez o público pensar “fora da caixa” para inovar nos negócios.
Dados e o Varejo
Segundo os ensinamentos de Patel, o Big Data (grande conjunto de dados armazenados) acelerou muitos setores. A internet cria soluções e é no meio digital que acontecerão as principais mudanças na cadeia de valores. No varejo não é diferente, é importante estar no on-line e no off-line para possibilitar o desempenho e desenvolvimento para o sucesso da empresa. “É preciso abraçar as mudanças e isso você pode decidir, se quer ser a mudança ou se quer ser mudado”, disse.
Patel reforçou que buscar orientação, seja de parceiros ou clientes, é a melhor escolha, pois ‘ajuda gera ajuda’ e propícia ambiente e tempo nas empresas para inovar. Para refletir, o líder global deixou um exercício diário: “O que mais eu posso fazer para o meu negócio prosperar?”. Respondendo a isso, se algo mudar, e vai mudar, será mais fácil quando chegar.
Promovido pela CDL de Florianópolis, o evento contou com a correalização do Sebrae/SC, apoio da ACIF, patrocínio da Engie, da Khronos e do Sicredi e conteúdo das entidades parceiras ABComm e Acate.
Fotos: André Miranda Fotografia.
Clique na galeria para ampliar as imagens.