Os designers Alexandre Herchcovitch (À La Garçonne), Itiana Pasetti (Revoada) e Marcelo Rosenbaum (Instituto A Gente Transforma) são alguns dos nomes de peso que compõem o time do Trama Afetiva, projeto realizado pela Fundação Hermann Hering, e emprestam seus olhares para repensar processos de criação, produção e consumo a partir de resíduos têxteis.
O projeto Trama Afetiva é uma experiência colaborativa em upcycling que busca desenvolver o potencial criativo, técnico e empreendedor no segmento de moda e design, possibilitando o desenho de soluções que gerem produtos sustentáveis.
O Projeto
Dez profissionais e estudantes foram selecionados, dentre 443 inscritos de todas as regiões do país, e terão o desafio de ressignificar resíduos têxteis gerados pela Cia. Hering e desenvolver uma linha composta por 10 a 15 produtos, a partir de uma imersão criativa orientada pelos designers tutores Alexandre Herchcovitch, Itiana Pasetti e Marcelo Rosenbaum, junto dos diretores criativos Jackson Araujo e Luca Predabon. A produção das criações terá o apoio do grupo produtivo Cardume de Mães – grupo formado por mães da comunidade de Campo Limpo, na capital paulista, em parceria com a ONG Projeto Arrastão e Design Possível, que atua para gerar renda por meio da venda de produtos artesanais feitos a partir de materiais reutilizados.
As atividades desenvolvidas pelos participantes do projeto serão apresentadas ao público, a partir do dia 06 de setembro, na Oficina Trama, em São Paulo. O lançamento da edição 2018 do Trama Afetiva aconteceu no dia 08 de agosto, durante o seminário “Design para um Mundo Melhor”, realizado no Istituto Europeo di Design (IED São Paulo), que contou com a participação de especialistas dos segmentos de moda, design, artes plásticas, gastronomia e ativismo, debatendo como tema a economia afetiva, uma perspectiva de mercado baseada pelo poder do coletivo para a construção de processos mais inclusivos, horizontais e colaborativos.
Além dos renomados designers, o projeto conta com patrocínio do ProacSP, Cia. Hering e Hering, apoio das empresas Epson e IED São Paulo e realização da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de S. Paulo.
Projetos e iniciativas
O Trama Afetiva é apenas um dos projetos encabeçados pela Fundação Hermann Hering, cujas iniciativas têm como matriz a defesa do empreendedorismo consciente e responsável no campo da moda e da conquista de um mundo mais consciente, sustentável e compartilhável.
Nessa relação, estão os projetos Arte de Costurar, uma parceria com o SENAI, que leva formação profissional em costura industrial de malha e promove um curso de mecânica de máquinas de costura para jovens entre 16 e 18 anos; e Encadeamento Produtivo, em conjunto com o SEBRAE, o qual oferece consultorias de empreendedorismo para micro e pequenas empresas do setor de vestuário.
A fundação também realiza o Programa Reciclar, que desenvolve, em parceria com o Instituto Reciclar (SP), as Oficinas Criativas de Soluções e ensina jovens a empreender na vida, no trabalho e na comunidade, em sintonia com um mundo melhor. Além disso, o Mãos Solidárias oferece um curso de artesanato têxtil, em parceria com o SENAI Goiás e com apoio do poder público de Morrinhos (GO), com o intuito de trabalhar a cultura criativa em pessoas com mais de 60 anos e desenvolver um novo olhar para a reutilização de resíduos têxteis e para o potencial empreendedor de cada um.
Para conhecer os trabalhos da Fundação Hermann Hering, assista ao vídeo recém-produzido, aqui: